Em fevereiro de 2020, Deiveson Figueiredo nocauteou Joseph Benavidez no UFC Norfolk, mas, por ter falhado no corte de peso, o título ficou vago. Hoje, em Abu Dhabi, o brasileiro tem uma nova oportunidade: os lutadores voltam a se enfrentar para saber quem fica com o cinturão da categoria mosca (até 56,7 kg).
Deiveson conviveu com uma indefinição nas últimas semanas para saber se iria lutar ou não. No dia do embarque para os Emirados Árabes, o teste deu que ele estava com a Covid-19. Mas, como já havia contraído o vírus anteriormente, houve a suspeita de que ele seria um falso positivo. Um novo exame foi realizado e o brasileiro foi liberado para viajar no último domingo (12).
Deiveson é o primeiro colocado no ranking peso-mosca e tem um cartel com 18 vitórias, sendo metade por nocaute, e apenas uma derrota. O seu único revés foi para Jussier Formiga em março de 2019. Sem contar esta luta, já são sete triunfos no UFC.
Joseph Benavidez é o segundo na categoria e tem um histórico no MMA com 28 vitórias e seis derrotas. Lutador do UFC desde 2011, ele acumulou triunfos sobre Alex Perez, Dustin Ortiz e Jussier Formiga antes de perder o combate contra o Deiveson. Por ser uma revanche e pela velocidade dos confrontos no peso-mosca, a luta promete ser eletrizante!
No co-main event, um duelo entre lutadores bem ranqueados no peso-médio: Jack Hermansson, 6º no ranking, enfrenta Kelvin Gastelum, 7º. Ambos vêm de derrota e buscam a reabilitação no Ultimate.
Hermansson perdeu para Jared Cannonier em setembro de 2019 por nocaute técnico. O sueco tem um cartel com 20 vitórias e cinco derrotas.
Gastelum sofreu a derrota em suas últimas duas lutas, perdendo por decisão unânime para Israel Adesanya e por decisão dividida para Darren Till. O americano possui 15 vitórias, cinco reveses e um no contest na carreira.
Outros brasileiros em ação
A primeira luta de hoje será entre Carlos Felipe “Boi”, estreiando no UFC, e Serghei Spivac pelo peso-pesado. Na sequência, Davi Ramos encara Arman Tsarukyan no peso-leve.
Alexandre Pantoja e Askar Askarov abrem o card principal. O brasileiro é o quarto colocado no ranking peso-mosca e tem um histórico com 22 vitórias e quatro derrotas. Já o russo ocupa a sétima colocação e acumula 11 triunfos e um revés.
Em seguida, um duelo entre lutadoras brasileiras: Ariane Lipski (12-5) enfrenta Luana Carolina “Dread” (6-1). O confronto é válido pelo peso-mosca.
CARD PRINCIPAL (21h)
Peso-mosca: Deiveson Figueiredo x Joseph Benavidez
Peso-médio: Kelvin Gastelum x Jack Hermansson
Peso-leve: Marc Diakiese x Rafael Fiziev
Peso-mosca: Luana Dread x Ariane Lipski
Peso-mosca: Alexandre Pantoja x Askar Askarov
CARD PRELIMINAR (18h)
Peso-meio-pesado: Khadis Ibragimov x Roman Dolidze
Peso-pena: Grant Dawson x Nad Narimani
Peso-leve: Joe Duffy x Joel Alvarez
Peso-galo: Brett Johns x Montel Jackson
Peso-mosca: Malcolm Gordon x Amir Albazi
Peso-leve: Davi Ramos x Arman Tsarukyan
Peso-pesado: Carlos Boi x Sergey Spivak
Foto: Divulgação/UFC.
O canal Combate começa a cobertura do evento a partir das 17h30. O SporTV 2 e o combate.com exibem os dois primeiros confrontos do card preliminar ao vivo, e o site acompanha em tempo real.