Depois da passagem pela Ilha da Luta, em Abu Dhabi, durante o mês de julho, o UFC está de volta à Las Vegas para mais um evento. Liderado por Derek Brunson e Edmen Shahbazyan, a edição de hoje contou com muitas dificuldades para os atletas.
Segundo a matéria do site do canal Combate, quatro lutadores precisaram deixar o evento. Ray Borg e Eric Spicely tiveram problemas no corte de peso e foram substituídos por Johnny Muñoz e Charlie Ontiveros. Timur Valiev teve um contratempo com o visto de trabalho e deu lugar para o Vince Cachero.
Ontiveros foi chamado de última hora para fazer parte do card e enfrentar o brasileiro Markus “Maluko”. Porém, pouco antes do fim do período da pesagem, a Comissão Atlética de Nevada informou que o lutador não iria subir na balança e que o confronto precisaria ser cancelado.
Com tudo isso, a edição de hoje do UFC terá apenas 10 combates. No duelo principal da noite, o oitavo colocado do peso-médio, Derek Brunson, luta contra o nono do ranking, Edmen Shahbazyan.
Brunson tem um cartel com 20 vitórias, sendo 11 por nocaute, e sete empates. Lutador do UFC desde 2012, o americano acumula 11 triunfos e cinco reveses dentro da organização. A sua última luta foi em agosto de 2019, quando saiu com o braço levantado do octógono após levar a melhor sobre Ian Heinisch por decisão unânime.
Se Brunson tem 36 anos e muita experiência no UFC, Shahbazyan tem apenas 22 anos e um histórico impecável. São 11 vitórias na carreira, nove por nocaute, e nenhuma derrota. Ele entrou no Ultimate em 2018 por meio do reality show “Dana White's Tuesday Night Contender Series”. Desde então, vem de cinco triunfos, sendo o último por nocaute com um chute na cabeça de Brad Tavares em novembro de 2019.
No co-main event, Joanne Calderwood, terceira na categoria peso-mosca, enfrenta a brasileira Jennifer Maia, sexta na divisão. A escocesa tem um cartel com 14 vitórias e quatro derrotas, sendo que seu último triunfo foi por decisão dividida contra a Andrea Lee em setembro de 2019.
Encarada entre Calderwood e Maia. Foto: Getty Images.
Maia vem de derrota para Katlyn Chookagian, por decisão unânime, em novembro de 2019. Ela acumula 17 vitórias, seis derrotas e um empate na carreira.
Na antepenúltima luta da noite também tem brasileiro em ação. Pelo peso meio-médio, Vicente Luque, 11º no ranking, sobe no octógono com Randy Brown.
Encarada entre Luque e Brown. Foto: Getty Images.
Luque tem 18 vitórias, sendo 10 por nocaute, sete derrotas e um empate. Vem de um triunfo por nocaute técnico contra Niko Price em maio deste ano.
Brown soma 12 vitórias e três derrotas. Na sua última luta, em novembro de 2019, finalizou o Warlley Alves com um triângulo.
Confira todas as lutas da noite:
CARD PRINCIPAL (22h)
Peso-médio: Derek Brunson x Edmen Shahbazyan
Peso-mosca: Joanne Calderwood x Jennifer Maia
Peso-meio-médio: Vicente Luque x Randy Brown
Peso-leve: Lando Vannata x Bobby Green
Peso-meio-pesado: Ed Herman x Gerald Meerschaert
Peso-médio: Kevin Holland x Trevin Giles
CARD PRELIMINAR (20h)
Peso-galo: Frankie Saenz x Jonathan Martinez
Peso-galo: Johnny Muñoz x Nathan Maness
Peso-pena: Jamal Emmers x Vince Cachero
Peso-galo: Chris Gutierrez x Cody Durden
O canal Combate começa a cobertura do "UFC: Brunson x Shahbazyan" a partir de 19h45. O SporTV 3 e o combate.com exibem as duas primeiras lutas do card preliminar ao vivo. O site acompanha o evento inteiro em tempo real.