Natural de Vila Velha, Espírito Santo, Karol Rosa fez a sua estreia no UFC no dia 31 de agosto de 2019, quando levou a melhor sobre a Lara Procópio por decisão dividida. Praticamente 11 meses depois, a capixaba subiu no octógono novamente para vencer a Vanessa Melo no primeiro evento realizado na Ilha da Luta, em Abu Dhabi.
Ao longo dos rounds, Karol acertou mais golpes significativos do que a sua adversária: 120 contra 45, segundo o site UFC Stats. A superioridade resultou na vitória por decisão unânime dos árbitros (30-26, 30-26 e 30-27).
Em entrevista ao Hora Minas, Karol contou que estava pronta para o duelo. “Fiquei sabendo que iria enfrentar a Vanessa com três semanas de antecedência. Como eu já iria enfrentar ela antes no Brasil, eu já tinha visto algumas lutas dela”, disse. As atletas iriam lutar pelo evento Future FC no ano passado, porém a Karol precisou passar por uma cirurgia.
A lutadora capixaba completou: “Eu já vinha treinando há muito tempo, estava muito preparada e sabia que a Vanessa era uma menina dura que aguentava bastante porrada. Mas eu estava bem confiante e bem treinada.”
Diante de uma nova realidade por causa do coronavírus, Karol também falou sobre a sua preparação para o combate: “Eu treino de três a quatro vezes ao dia. Mas, com essa pandemia, treinava três vezes. Começo minha perca de peso faltando um mês para a luta. Troco minha alimentação. Eu perco, normalmente, dez quilos.”
Karol estava escalada para enfrentar a americana Julia Avila em junho, após o retorno do UFC, porém, devido à pandemia, não conseguiu solicitar o visto para os Estados Unidos. O combate teve que ser cancelado, mas a oportunidade surgiu logo depois em Abu Dhabi: “Fiquei muito feliz em lutar nessa edição, porque a visibilidade ia ser muito grande. Como foi a minha segunda luta no UFC, muita gente ia acabar me conhecendo.”
A atleta da Paraná Vale-Tudo (PRVT) contou que ela e o seu time chegaram à capital dos Emirados Árabes uma semana antes da luta. “Aqui estamos sendo testados duas vezes por semana, às vezes chega a ser mais. Quando chegamos, ficamos todos isolados nos quartos durante dois dias. Agora que todo mundo já foi testado podemos sair do hotel, mas tem uma área permitida. No hotel tem tudo. Os passeios que estamos fazendo são tudo dentro da área que podemos ficar”, ressaltou.
A edição em que a Karol lutou aconteceu no sábado passado, dia 11, e o seu retorno ao Brasil está previsto para acontecer no domingo, 19. Com um histórico no MMA de 13 vitórias e três derrotas, sendo dois triunfos no UFC, a capixaba ganha destaque na organização, mas prefere não pensar na próxima adversária: “Não tenho ninguém em mente ainda. Quem vier está bom.”