Com a participação de cerca de 60 atletas representando quatro equipes, Montes Claros recebeu, nesse fim de semana (05 e 06), a etapa regional Centro do Campeonato Mineiro de Futsal para Surdos. Além dos donos da casa, Belo Horizonte, Betim e Contagem estiveram nas disputas, realizadas no Ginásio Ana Lopes.
As cidades de Patos de Minas e Governador Valadares também foram sedes do torneio e apontaram os classificados das regionais Triângulo Mineiro e Vales, respectivamente.
De Montes Claros, carimbaram o passaporte para a fase estadual a Sociedade dos Surdos de Belo Horizonte, campeã, e a Associação dos Surdos de Montes Claros (Asmoc), segunda colocada.
Em entrevista ao site GloboEsporte.com, a assessora de comunicação da Asmoc, Veronícia Leite, falou sobre a importância da competição. “Este tipo de disputa mostra para a sociedade o potencial dos surdos e revela que eles são iguais, inclusive como atletas. Desperta ainda outro olhar do surdo, que se valoriza, ajuda a se desenvolver e mostrar para a família, amigos e sociedade que são totalmente iguais”, ressaltou.
A final do Campeonato, organizado pela Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS) será realizada em Lavras, no mês de outubro, dentro das disputas estaduais dos Jogos do Interior de Minas (JIMI). O campeão mineiro disputa o Campeonato Brasileiro da categoria.