Mesmo faltando um mês para o início da etapa Regional dos Jogos do Interior de Minas (JIMI), nas quatro cidades que receberão as competições de basquete, futsal, handebol e vôlei, nos naipes masculino e feminino, já está quase tudo pronto. Realizada pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), o JIMI terá sua etapa Regional disputada entre os dias 6 e 10 de setembro, nas cidades de Itabira (Caparaó – Aço - Doce – Metropolitana), Montes Claros (Mucuri – Norte – Central), Pitangui (Noroeste – Sudoeste – Oeste) e São João Del Rei (Sul – Vertentes – Mata). “Será uma grande festa. Nossa expectativa é ver novamente a animação da torcida. Tenho certeza que todos os participantes dos jogos serão muito bem recebidos pelas cidades sede”, afirma do Secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo.
A expectativa é de que os quase 4 mil atletas/técnicos que participarão dessa etapa levem aproximadamente 20 mil pessoas aos ginásios que receberão as partidas.
Para Montes Claros e Pitangui, que também sediaram respectivamente as Microrregionais Norte-Central e Sudoeste-Oeste, só é preciso corrigir alguns detalhes. “Muda pouca coisa de uma etapa para outra. É claro que como o nível técnico dos atletas é mais alto, também aumenta nossa responsabilidade como sede. Porém, na parte de organização estamos realmente prontos”, garante o representante de Montes Claros, Sebastião Pereira.
Apesar de também estar confiante, o representante de Pitangui, Alexandre Moreno sabe que ainda é preciso melhorar alguns detalhes. “O único nervosismo que temos atualmente é com o fato de que essa será a primeira vez na história que nossa cidade receberá uma etapa Regional do JIMI. Mas, por termos sediado a primeira fase, os locais de competição e alojamentos nas escolas, já foram testados e está tudo 100%. Mesmo assim ainda precisamos corrigir alguns detalhes para tornar a experiência de quem vier competir, ainda mais prazerosa”, acredita o representante de Pitangui, Alexandre Moreno.
Já em São João Del Rei e Itabira, que receberão pela primeira vez uma etapa da competição deste ano, os preparativos já estão em reta final e as expectativas dos responsáveis são as melhores possíveis. “Os preparativos em Itabira estão a todo o vapor. Formamos uma comissão central que ficou responsável por discutir, planejar e realizar tudo em nossa cidade, dentro do projeto que havíamos estipulado e iremos conseguir cumprir tudo no tempo correto. Como a cidade recebeu a etapa Estadual dos Jogos de Minas, em 2015, e tudo correu muito bem, nossa expectativa é sermos a melhor sede de todos os tempos”, confia o representante de Itabira, Marcelo da Silva.
“Estamos cumprindo a risca nosso cronograma de execução. Nossas quadras já estão prontas, as escolas onde as delegações das outras cidades ficarão também já estão arrumadas. Agora dependemos da Reunião técnica, quando será definido o chaveamento, para definirmos toda a logística de hospedagem dos atletas próximos aos locais de competição”, avalia o secretário de Esportes e Lazer de São João Del Rei, Antônio Marcos.
Reuniões técnicas
Por falar nas reuniões técnicas, elas acontecerão na próxima quinta-feira (10), às 9h, nas quatro cidades-sede (clique aqui para saber onde serão os encontros em cada Regional). No encontro, além dos sorteios das chaves das modalidades, os representantes municipais poderão obter esclarecimentos sobre os regulamentos da competição, alojamentos e locais de competição.
Os benefícios de ser sede
Além do fomento ao esporte, receber uma competição como JIMI também gera para o município outros benefícios, entre eles, o fato de que a cidade que sedia qualquer etapa da competição recebe pontos no ICMS Esportivo – ação da SEESP que redistribuí uma parcela da receita do produto da arrecadação do ICMS pertencente aos municípios.
“É claro que o foco primário sempre é o esporte, mas junto a ele também recebemos o benefício de melhorar nossa pontuação no ICMS e com isso garantir uma quantia maior de recursos advindos deste mecanismo. Mas não para por ai, com a vinda do JIMI acabamos fazendo algumas melhorias para a cidade, sejam nas quadras que receberão as competições ou nas escolas que recebem os atletas”, conta Alexandre Moreno.
Outro efeito que a passagem do JIMI gera para as cidades-sede é a grande movimentação turística, cultural e econômica. Essa é a principal expectativa do secretário de Esporte e Lazer de São João Del Rei. “Estamos preparando uma grande recepção para os competidores que virão para a nossa cidade. Nossa ideia é mostrar nossa rica história, afinal São João Del Rei é uma cidade com mais de 300 anos, que possui inúmeras atrações para serem visitadas. Temos certeza que quem vier competir aqui, vai querer voltar como turista”, confia Antônio Marcos.
Para Montes Claros que apenas neste ano já sediou as duas primeiras etapas do JEMG e a primeira do JIMI, voltar a receber a etapa Regional dos Jogos do Interior é mais uma oportunidade de ouro para cidade. “Além das atividades econômicas, queremos aproveitar mais uma vez a vinda dos jogos para ter mais visibilidade e mídia espontânea para Montes Claros. Com o sucesso já alcançado nas outras fases, esperamos ter mais apoio na organização contando com a sociedade, os jogadores e a torcida”, acredita Sebastião.