Concluído com vitória de Max Verstappen no domingo (3), o Grande Prêmio de São Paulo 2024 foi repleto de emoções e recordes ao longo de três dias de evento. Mesmo diante de atrasos, muita chuva e caos na pista, Interlagos registrou o maior público de sua história, além de grandes índices de audiência e movimentação econômica bilionária.
A edição de 2024 da etapa brasileira da Fórmula 1 quebrou recordes ao reunir 291.717 espectadores no Autódromo José Carlos Pace, sendo 110.260 presentes apenas no domingo para a corrida principal. Além das disputas, os torcedores ainda puderam ver Lewis Hamilton pilotando a McLaren Honda 1990 MP4/5B, carro em que Ayrton Senna venceu seu segundo título mundial, como forma de homenagear os 30 anos da morte do piloto brasileiro.
“A Fórmula 1 vai além de apenas engajar os fãs, demonstrando também como as marcas estão atentas às necessidades e expectativas do público. Com suas grandes atrações, o GP de São Paulo se destaca pela excelência, tanto nas pistas quanto fora delas. É um evento que intensifica a conexão entre a comunidade de fãs e o fascinante universo das corridas”, explica Renê Salviano, CEO da agência Heatmap e especialista em marketing esportivo.
Outra grande novidade que atraiu torcedores para o autódromo foi a inclusão da Fanzone, um espaço com diversas atrações para o público. A área, com infraestrutura completa de alimentação, banheiros e lojas, contou com shows, entrevistas com pilotos e outras personalidades da F1, além de ativações como simuladores de vento e de troca de pneu.
“Tivemos uma demanda significativa pelos pacotes que oferecemos, esgotando todas as opções, e é um interesse que só tem aumentado a cada ano. O comitê organizador da Fórmula 1 faz um excelente trabalho ao planejar o evento, apresentando atrações diversificadas ao longo de vários dias e criando uma experiência que vai muito além da corrida”, comenta explica Joaquim Lo Prete, country manager da Absolut Sport, agência de experiências esportivas que disponibilizou pacotes de viagem para o GP de São Paulo.
Somado ao excelente público, a cidade de São Paulo também obteve números expressivos com o Grande Prêmio. Cerca de R$ 2 bilhões foram movimentados na economia da capital por conta do evento. O valor é o maior já registrado dentre todas as 51 corridas da categoria já realizadas no Brasil, seja na pista paulista ou no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
"Com os recordes de arrecadação alcançados pelo GP de São Paulo 2024, fica claro que o crescente interesse por eventos automotivos está transformando o cenário esportivo no Brasil. Esse sucesso financeiro não apenas fortalece a cidade, mas também inspira um novo padrão de investimentos, garantindo melhorias significativas na infraestrutura e atraindo ainda mais fãs e patrocinadores para a categoria", aponta Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da Wolff Sports.
Outra grande beneficiária do GP foi a TV Bandeirantes, emissora oficial da competição no Brasil. A corrida bateu o recorde de audiência do canal em 2024, registrando um pico de 7 pontos ao longo da transmissão. Segundo dados do Ibope, a marca deixou a emissora paulista em segundo lugar no ranking de telespectadores, somente atrás da Globo, que assinalou 8 pontos.
“Depois que a Liberty Media comprou a Fórmula 1, o campeonato cresceu de forma exponencial. Isso mostra que, de fato, os americanos sabem trabalhar com esse evento melhor do que os europeus. As equipes ficaram mais rentáveis, o evento obteve mais arrecadação, conquistou mais público, e, de certa forma, todas as partes envolvidas no projeto têm se beneficiado desse crescimento”, analisa Ricardo Bianco Rosada, fundador da consultoria brmkt.co que atua nas áreas de Estratégia, Branding, Marketing e Desenvolvimento de Negócios.
Fonte: https://www.otempo.com.br/