Depois de uma semana sem Fórmula 1, a disputa continua no circuito de Silverstone, na Inglaterra. Neste sábado, os pilotos foram para a pista no treino qualificatório para o grande prêmio que será realizado amanhã, às 10h10, com transmissão da Globo. Lewis Hamilton levou a melhor e vai largar em primeiro, seguido por Valtteri Bottas e Max Verstappen.
A novidade para o grid deste fim de semana foi a volta do Nico Hulkenberg à Fórmula 1. O alemão, dispensado pela Renault no fim de 2019, foi chamado pela Racing Point para substituir o mexicano Sérgio Perez, diagnosticado com o coronavírus.
O Q1 teve 18 minutos de duração e cinco pilotos eliminados: Magnussen, Giovinazzi, Raikkonen, Grosjean e Latifi. Os destaques da sessão foram Bottas, com o tempo de 1m25s801, seguido pelo Hamilton, com 1m25s900, e pelo Verstappen, 1m26s115.
No Q2, foram 15 minutos e mais cinco competidores de fora. Bottas continuou voando baixo e fez o tempo de 1m25s015, até então o recorde da pista. Hamilton rodou a sua McLaren, mas não bateu o carro. A sessão precisou ser interrompida faltando oito minutos e 51 segundos para que fosse feita a limpeza da pista.
Após a retomada, Hamilton foi o primeiro a sair do boxe e garantiu a segunda posição com o tempo de 1m25s347. Verstappen ficou em terceiro com 1m26s144. Gasly, Albon, Hulkenberg, Kvyat e Russell foram eliminados.
Kvyat, piloto da AlphaTauri, foi punido por ter uma nova caixa de câmbio para os treinos de hoje e vai perder cinco posições no grid de largada. Com isso, ocupa a última fila com a 19ª colocação.
Por fim, foram 12 minutos para definir as posições para o grande prêmio em Silverstone. Hamilton veio com tudo e fez 1m24s616, o que já seria o novo recorde da pista. O inglês ainda conseguiu diminuir mais o tempo e cravou 1m24s303 em uma volta perfeita. Bottas, Verstappen, Leclerc, Norris, Stroll, Sainz, Ricciardo, Ocon e Vettel fecham o top 10.