O voleibol mineiro já tem quatro equipes garantidas na elite da próxima edição da Superliga masculina e este número ainda pode aumentar. Na noite desta terça-feira (1º), o Monte Carmelo garantiu sua classificação ao vencer o confronto estadual com o Montes Claros e o JF Vôlei se manteve vivo na luta ao superar o Norde Vôlei.
Equipe do Triângulo Mineiro, o Azulim/Unifucamp/Sicoob/Aracoop Monte Carmelo carimbou seu retorno à elite da Superliga após um ano ao voltar a aplicar 3x0 sobre o Montes Claros, assim como já havia feito no primeiro duelo das semifinais da Superliga B.
Atuando no ginásio Raul Belém, em Monte Carmelo, e empurrado pela torcida que compareceu em bom número, o time se impôs e, com exceção do segundo set, quase não teve 'sustos' na partida. A vitória veio com parciais de 25/15, 25/23 e 25/21. Daniel foi o maior pontuador do jogo, com 15 pontos.
Agora, o Monte Carmelo aguarda o vencedor de JF Vôlei e Norde Vôlei para saber quem enfrentará na final.
A outra semifinal ainda está em aberto. O JF Vôlei, que teve campanha perfeita na primeira fase da Superliga B, com 13 vitórias, havia sido surpreendido pelo Norde Vôlei na primeira semifinal, mas 'deu o troco' nesta terça (1º).
Com a apoio de mais de 5 mil torcedores no ginásio Muncipal, em Juiz de Fora, a equipe mineira venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/19 e 25/20. Emerson foi o maior pontuador da partida, com 16 pontos.
Com a vitória, o JF Vôlei forçou a realização da terceira e decisiva partida entre as equipes, que será realizada na próxima terça (8 de abril) também em Juiz de Fora.
Se o JF Vôlei fazer valer o fator casa mais uma vez, se juntará a Monte Carmelo e fará Minas Gerais contar novamente com cinco equipes na elite da Superliga masculina de vôlei, que já tem Sada Cruzeiro, Itambé Minas e Praia Clube.
Esse cenário ocorreu pela primeira vez na temporada 2023/24, quando Sada, Minas, Montes Claros América, Araguari e Monte Carmelo disputaram da elite do voleibol brasileiro.
A grande decisão final da Superliga B está prevista para sábado, 12 de abril, em jogo único, com horário e local ainda a serem definidos.
Minas em evidência na Superliga A
Atualmente, Minas Gerais conta com três representantes na primeira divisão da Superliga Masculina: Sada Cruzeiro, Itambé Minas e Praia Clube. Os três estão nos playoffs das quartas de final da competição. As disputas começam no sábado, 5 de abril, com transmissão do SporTV 2. Clique aqui e confira a tabela.