Sem vencer fora de casa desde junho do ano passado pelo Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro enfrenta o Goiás nesta segunda-feira, às 20h, no encerramento da 22ª rodada do Brasileiro, precisando da vitória para se manter em vias de sair da zona de rebaixamento e dar um pouco de alento para sua torcida, que sonha com a reação. Além disso, a partida é a chance de jogadores criticados darem a volta por cima e deixar uma boa impressão no técnico Abel Braga, apresentado no sábado para a vaga de Rogério Ceni, que deixou o clube depois de passagem relâmpago de 46 dias. Para ficar no banco, Abel precisa que seu nome seja publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O clube considera como certa a presença e Abel viajou com a delegação nesse domingo, depois de comandar treino fechado.
O Cruzeiro vem de empate com o Ceará, no Castelão, em jogo em que conseguiu criar boas chances, mas desperdiçou. Agora, no Serra Dourada, contra um adversário motivado por vitórias recentes, o time precisa caprichar para iniciar a recuperação que o tire da zona da degola (está em 17º, com 19 pontos, e segue no Z-4 mesmo se vencer). O último triunfo fora de Belo Horizonte foi contra o Ceará, por 1 a 0, em 3 de junho do ano passado. Desde então, o Cruzeiro coleciona sequência de 24 partidas sem vencer longe de seus domínios, tornou-se um visitante inofensivo e, com as más atuações até mesmo em casa – entre elas, uma goleada acachapante para o Grêmio, por 4 a 1, no Independência –, passou a ocupar a ponta de baixo da tabela. Abel Braga chegou sábado à tarde a BH e comandou dois treinos fechados na Toca.
Portanto, não há pistas de qual time irá a campo hoje. A única dica deixada por Abel é que ele quer uma formação ofensiva, jogando com três atacantes, dois abertos e um centralizado. Por isso, é bem provável que o Cruzeiro jogue hoje com Sassá, já que Fred cumpre suspensão por causa do terceiro cartão amarelo. Pelos lados, Marquinhos Gabriel e Pedro Rocha, que ficou fora do treino de sexta-feira, com dor no tornozelo, mas trabalhou com o grupo no sábado. Caso não jogue, David assume a vaga.