Convocada para Tóquio 2020, Poliana disputará a segunda edição olímpica da carreira. Natural de Ituiutaba, no interior de Minas Gerais, a lateral-direita, que também joga como zagueira, é uma das Nossas atletas do Futebol Feminino. A estreia da seleção feminina na Olimpíada será contra a China, nesta quarta-feira, às 5h (de Brasília).
Poliana Barbosa de Medeiros nasceu em Ituiutaba, na região do Pontal do Triângulo, no dia 6 de fevereiro de 1991. Aos 30 anos, tem na bagagem experiência em times nacionais e internacionais, além da participação nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e duas Copas do Mundo feminina.
Mesmo com as andanças do futebol, ela se mantém ligada às origens. A jogadora gosta de elogiar a terra natal.
– Ituiutaba é uma cidade muito tranquila. Sempre gosto de ir quando estou de férias, para visitar minha família e amigos. Falo com muito orgulho que sou nascida em Ituiutaba, pois é o lugar onde conheci o futebol – afirmou a jogadora.
Na Rio 2016, Poli foi quarto lugar junto à seleção brasileira feminina, após derrota para o Canadá. Ela também disputou duas Copas do Mundo pelo Brasil: no Canadá, em 2015, e na França, em 2019. Além disso, a atleta foi campeã pan-americana em Toronto, em 2015.
Lateral-direita de origem, Poliana atua também como zagueira. Iniciou a carreira no Rio Preto e tem passagens no futebol brasileiro por Rio Preto, Santos, São José e Corinthians, atual clube da jogadora. O Timão conquistou o Brasileirão Feminino em 2020, com Poliana na zaga.
No exterior, Poliana jogou pelo Orlando Pride e Houston Dash nos Estados Unidos e passou pelo Stjaman, da Islândia.