Flamengo, campeão da Taça Guanabara, e Fluminense, vencedor da Taça Rio, entraram em campo hoje para a disputa do Carioca de 2020. Como o clube rubro-negro levou a melhor na partida de ida, vencendo por 2 a 1, um empate já era o necessário para erguer a taça e isso estava acontecendo até os 49 minutos do segundo tempo. Vitinho arriscou um chute de fora da área, a bola desviou na zaga e entrou, sacramentando o triunfo por 1 a 0.
Com a bola rolando, o Flamengo teve uma melhora no primeiro tempo em relação aos últimos jogos contra o Fluminense. Sem o Gabriel, o Pedro foi a referência no ataque. O time jogou mais solto no meio-campo e tentou algumas triangulações para quebrar as linhas de marcação do tricolor.
O Fluminense continuou bem defensivamente e tentando diminuir os espaços do adversário. No contra-ataque, ofereceu perigo com Marcos Paulo. Na primeira tentativa, Nenê encontrou o jogador por trás da defesa do Flamengo, mas ele chutou por cima do gol. Na segunda oportunidade, o atacante recebeu livre na área, mas finalizou sem força.
O Flamengo levou alguns riscos ao gol do Fluminense, principalmente com o Pedro em um chute cruzado. A bola tirou tinta da trave do Muriel.
Logo no início do segundo tempo, Filipe Luís foi substituído pelo Renê após sentir um problema físico no pé. Assim como na primeira etapa, o Gerson estava sendo a melhor opção do Flamengo para iniciar as jogadas ofensivas. Bruno Henrique não teve tanto espaço para as suas arrancadas.
A alternativa encontrada pelo Jorge Jesus foi colocar mais velocidade ao time com a entrada do Michael. Arrascaeta, apagado nos últimos jogos, foi o escolhido para sair.
No Fluminense, Gilberto também sentiu e deu lugar para Michel Araújo. Odair Hellmann ainda tirou o Marcos Paulo e colocou o Fernando Pacheco. Com isso, o volante Hudson precisou ser improvisado na lateral direita.
O Flamengo continuava com mais posse de bola, porém não convertia isso em chances reais de gol. Seus principais jogadores não tiveram tanto destaque tecnicamente. Odair fez novas mudanças no time, colocando Ganso e Caio Paulista nas vagas de Evanilson e Yago Felipe, respectivamente.
Como o Fluminense precisava da vitória, projetou-se mais para o ataque, porém sem qualidade e velocidade. O jogo ficou muito truncado, com o Flamengo gastando o tempo. Odair lançou mais um atacante em campo, o Felipe Cardoso, e tirou o volante Dodi.
Na reta final da partida, Jorge Jesus promoveu as entradas do Diego, Vitinho e Gustavo Henrique nos lugares de Gerson, Pedro e Rafinha. Quando tudo se encaminhava para um 0 a 0, Vitinho chutou para o gol e acabou marcando após o desvio no zagueiro adversário.
Antes do jogo se encerrar, Michael fez graça com a bola na linha de fundo e acabou causando um princípio de confusão. Fim de partida: 1 a 0 Flamengo, campeão Carioca de 2020!