Pela 6ª vez na história, o Napoli é campeão da Copa da Itália. A equipe superou o Perugia, a Lazio e a Inter até chegar na final e vencer a Juventus nas penalidades.
Sobre o jogo, a Juventus teve a posse de bola no primeiro tempo, trabalhando no campo ofensivo, porém não encontrou muitos espaços na sólida defesa do Napoli. Até mesmo os jogadores de frente voltavam para defender, deixando o Mertens para fazer o primeiro combate. Essa personalidade defensiva vem do treinador da equipe napolitana: Gennaro Gattuso, volante que marcou época no Milan.
Com isso, os atacantes da Juventus precisavam se movimentar bastante para tentar abrir a zaga adversária. Cristiano Ronaldo atuou quase todo o primeiro tempo pelo lado esquerdo do campo, deixando o Dybala centralizado. O português ofereceu perigo com um chute na entrada da área que Meret defendeu. Matuidi e Alex Sandro também avançavam pela esquerda, enquanto Cuadrado e Douglas Costa iam pela direita. A alternativa da Juve foi alçar bolas na área buscando o Ronaldo, porém sem sucesso.
Mesmo jogando defensivamente, as principais chances de gol foram do Napoli. Aos 22 minutos, Insigne carimbou a trave em uma cobrança de falta. Na reta final do primeiro tempo, mais duas oportunidades surgiram. Aos 40, Demme apareceu de surpresa após um bate-rebate na zaga da Juventus e ficou de frente com o Buffon, que foi obrigado a fazer uma ótima defesa. No minuto seguinte, o goleiro italiano ainda salvou mais uma bola após finalização de fora da área do Insigne.
O segundo tempo continuou com o Napoli muito obediente taticamente e a Juventus tendo dificuldades para construir alguma jogada. A posse de bola praticamente se igualou e era a equipe napolitana que criava mais. O principal lance da etapa complementar aconteceu no finalzinho da partida. Já nos acréscimos, o Napoli teve um escanteio a favor. Após a bola levantada na área, o zagueiro Maksimovic cabeceou para o chão e Buffon fez uma ótima defesa. No rebote, o goleiro ainda salvou a finalização à queima roupa do Elmes dentro da pequena área. Aos 42 anos, Buffon deu a oportunidade para a Juventus ir para a disputa das penalidades máximas.
Na primeira cobrança, Meret defendeu o chute do Dybala. Depois, Insigne converteu para o Napoli. O brasileiro Danilo isolou a bola. Politano acertou a sua finalização. Na terceira cobrança da Juve, Bonucci chutou alto para fazer. Maksimovic também utilizou a força para guardar. Com isso, a responsabilidade caiu sobre Ramsey, mas ele teve muita calma para balançar as redes. Então, restou a Milik fazer o gol do título. 4 a 2 Napoli, campeão com méritos!