Realizado entre os dias 18 e 20 de agosto, no Minascentro, em Belo Horizonte, o 14º Encontro Nacional de Atividade Física (ENAF) foi um verdadeiro sucesso. Durante os três dias de evento, profissionais das áreas de esporte, fisiologia, fitness, educação física, nutrição, fisioterapia e saúde desportiva puderam participar de diversos cursos, palestras e workshops.
“Foi uma participação bastante exitosa. Colhemos ótimos frutos por compartilhar nossas ações com o universo do ENAF. Nossa palestra sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte obteve uma grande adesão e foi também uma grande oportunidade para o rúgbi, beisebol e futebol americano em falarem de suas experiências enquanto modalidades em crescimento”, destaca o secretário de Estado Adjunto de Esportes, Ricardo Sapi.
Apoiadora do evento, a Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) ofertou cinco palestras, que tiveram uma ótima adesão dos participantes. Das 170 vagas oferecidas, 125 foram ocupadas. Nelas a SEESP buscou fomentar algumas modalidades e fornecer informações acerca da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
Diretor de Gestão de Lei de Incentivo ao Esporte, Thiago Santana foi o responsável por apresentar aos participantes como o mecanismo funciona. Além disso, ele também tirou dúvidas dos participantes e alertou que o Edital 02/2017 que foi publicado no último dia 10, está aberto para inscrições de projetos.
A SEESP também ofereceu aos participantes do ENAF, palestras com o presidente da Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA), Abraão Coelho; com a diretora da Federação Mineira de Rugby (FMR), Amanda de Mello Paula; com a ex-atleta da Seleção Brasileira de Softbol, Emi Kyouho; e com o educador físico Kléber Silveira de Castro que apresentou o trabalho desenvolvido com paratletas na prática da esgrima em cadeira de rodas.
Minas Esportiva Incentivo ao Esporte
Por meio do programa de fomento à prática esportiva, 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.
Desde 2013, quando a Lei Nº 20.824 que regulamenta a ação foi sancionada, foram aprovados 488 projetos que proporcionaram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total 142 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos captados que ultrapassam os R$ 40 milhões. Já são mais de 76 mil beneficiários entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de 56 municípios mineiros.