O Praia Clube firmou um acordo com a Associação Educacional de Desenvolvimento Esportivo Cultural (AEDEC Brasil), para a disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). A união entre as instituições visa fomentar o basquetebol e recolocar Uberlândia no cenário das principais competições da Bola Laranja em nível nacional.
Em 2017, a agremiação da categoria Sub-20 terá a seguinte nomenclatura: Praia Clube/AEDEC. Será a quarta participação do Praia Clube no tradicional certame, as aparições anteriores ocorreram em 2011, 2014 e 2015. A cidade de Curitiba receberá, de 21 a 25 de outubro, a 1ª Etapa da Liga 2017.
Além do Curitiba Basquetebol/Círculo Militar do Paraná (PR), anfitrião desta fase, outros quatro times marcarão presença em solo paranaense, são eles: Paulistano/Corpore (SP), Praia Clube/AEDEC (MG), Solar Cearense (CE) e Sogipa (RS).
A menos de um mês da estreia, o técnico do grupo preto-e-amarelo Frederico Carvalho Rocha, o Fred, projeta as etapas que virão pela frente antes do embarque para o sul do País. "Temos como meta inicial fazermos um bom campeonato. Para esta retomada, vamos caminhar passo a passo sem uma cobrança exagerada no que diz respeito à classificação aos Playoffs. A LDB é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte para os próximos quatro anos. Sendo assim, temos tempo hábil para evoluirmos ano após ano. O elenco desta edição é formado em sua maioria por atletas da nossa Equipe Sub-17, campeã da Copa Minas Brasília e da Copa Brasil Central, realizada nas dependências do Praia Clube. Para darmos mais rodagem ao grupo, incorporamos oito jogadores mais experimentados. Sendo três de Uberlândia, quatro de Brasília (DF) e um de Santo André (SP). Acredito que temos um elenco competitivo para este reinício", explanou.
Nesta edição, o Praia Clube/AEDEC realiza o primeiro duelo no dia 21 de outubro, sábado, contra o Solar Cearense, em Curitiba (PR). A LNB continuará a coordenar a competição, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que participará do planejamento e fornecerá ainda a arbitragem, além de colaborar com a comunicação do evento.
A AEDEC trabalha e acredita que o esporte na base pode ser um divisor de águas no futuro das crianças e dos jovens. A entidade tem a chancela da Federação Mineira de Basketball (FMB) e auxilia na organização de algumas competições na Região do Triângulo Mineiro.