Em uma semana movimentada para o esporte olímpico brasileiro, atletas de diversas modalidades conquistaram resultados importantes na reta final da preparação para os Jogos de Tóquio. Na vela, Robert Scheidt foi vice em um torneio em Portugal, no atletismo, Alison dos Santos foi campeão dos 400m com barreiras nos EUA e lidera o ranking mundial na prova, enquanto no hipismo, Marlon Zanotelli foi vice em um torneio na Holanda. Com índices no atletismo e natação, delegação nacional cresce e chega a 208 atletas qualificados para Tóquio.
Boas marcas no atletismo
Alison Brendom dos Santos "Pio" atletismo — Foto: Wagner Carmo/CBAt
O destaque do Brasil no atletismo na semana foi Alison dos Santos, que venceu os 400m com barreiras em um torneio nos EUA, com a marca de 48s15, a melhor de sua carreira e que o coloca como líder do ranking nesta temporada. É um resultado que o coloca, de uma vez por todas, na briga pela medalha em Tóquio.
Outro que conseguiu um bom resultado foi Almir Santos, do salto triplo. Saltou 17,03m em uma competição em Bragança Paulista, mas o que mais marcou foi um salto de 17,46m que acabou sendo invalidado pois o atleta queimou. A marca de 17,46m o coloca na briga por uma medalha em Tóquio.
Quarto colocado na Rio 2016, Caio Bonfim venceu a prova de marcha atlética 20000m, na pista de Bragança, com o tempo de 1h20m13s, que o coloca entre os melhores do mundo na temporada.
Nos EUA, Felipe Bardi correu os 100m rasos em 10s02 em uma competição. O tempo seria o melhor de sua carreira, mas foi invalidado pois veio com ajuda de um vento de 2,9m/s.
Índices olímpicos
Samory Uiki atletismo — Foto: Wagner Carmo/CBAt
Ainda no atletismo, três atletas conquistaram a vaga para as Olimpíadas no fim de semana. No lançamento do disco, Fernanda Borges conseguiu 64,21m em um torneio nos Estados Unidos e se garantiu nas Olimpíadas, o mesmo acontecendo com Matheus Correa, que correu os 20.000m de marca em 1h20m49s em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. Também em Bragança, Samory Uiki fez 8,23m no salto em distância e também estará nas Olimpíadas.
Equipe definida da natação
Equipe brasileira que vai a Tóquio 2020 — Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
O Brasil tem, neste momento, 18 atletas classificados para as Olimpíadas na natação, número que pode ser aumentado dependendo das classificações dos revezamentos femininos, que virão (ou não) pelo ranking mundial fechado no mês que vem. Em seletiva nacional realizada no Maria Lenk na última semana, o país definiu a equipe olímpica, com destaques para Guilherme Costa (classificado para três provas - 400m, 800m e 1500m) e o revezamento 4x100m livre, que foi definido para Tóquio com Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Pedro Spajari e Breno Correa.
A seletiva foi criticada por alguns atletas pelo fato de ter sido disputada em uma piscina aberta (ventou e choveu alguns dias durante as finais). Nos 100m livre, um caso de doping envolvendo o vencedor da prova levou a decisão dos classificados para o Superior Tribunal de Justiça Esportiva.
Vice de Scheidt da vela
Robert Scheidt prata em Portugal — Foto: Vilamoura, Portugal
Em um torneio realizado em Vilamoura, Portugal, Robert Scheidt ficou com a segunda posição na classe Laser de vela. O torneio reuniu praticamente todos os atletas que estarão em Tóquio, com exceção dos da Austrália e da Nova Zelândia. Ele ficou apenas um ponto atrás do campeão, o alemão Philipp Buhl (atual campeão mundial). O bronze acabou com o britânico Michael Beckett.
Vôlei de praia em andamento
Ágatha e Duda disputam o ouro da etapa de Cancún — Foto: FIVB
A segunda etapa da Bolha de Cancún do Circuito Mundial de vôlei de praia está em andamento, com as finais previstas para a tarde desta segunda-feira. Ágatha e Duda vão disputar o ouro no feminino (às 18hs, com SporTV), enquanto Alison e Álvaro vão jogar pelo bronze um pouco mais cedo, às 14h, também com transmissão.
Prata de Marlon no hipismo
No torneio de hipismo de St.Hertogenbosch, na Holanda, o brasileiro Marlon Zanotelli ficou com a segunda posição e, de prêmio, ganhou 140 mil Euros, mais de R$ 900 mil. O cavaleiro, que é atual campeão dos Jogos Pan-Americanos e deve ser um dos convocados para a seleção brasileira em Tóquio, zerou os dois percursos, e perdeu o título por ter sido um pouco mais lento que o vencedor Max Küner, da Áustria.
Ouro de Fernando Reis
Fernando Reis em ação no Campeonato Pan-Americano de levantamento de peso — Foto: Reprodução / Canal Olímpico do Brasil
Fernando Reis conquistou o título pan-americano de levantamento de peso sem maiores dificuldades na categoria acima de 109kg. No total, fez 425kg, com 190kg no arranco e 235kg no arremesso. O resultado praticamente assegura a participação de Fernando nos Jogos de Tóquio, em que será um dos candidatos ao pódio. Os resultados nas outras categorias colocam o Brasil com provavelmente outras três vagas nas Olimpíadas, mas a lista só sairá no mês que vem.
Leal campeão na Itália
Leal Brasil x Argentina Copa do Mundo de Vôlei — Foto: Divulgação / FIVB
Enquanto a seleção brasileira já está treinando em Saquarema, no Rio de Janeiro, o ponteiro Leal terminou sua passagem pelo Citivanova, da Itália, com título. A equipe foi campeã italiana ao derrotar, na série final, o Perugia, por 3 jogos a 1. Ele anotou 16 pontos no último jogo da decisão, e, dentro de alguns dias, deve se juntar à seleção nacional.
Vice de Ygor Coelho
Atleta Ygor Coelho promove o badminton no Norte de Minas — Foto: Bruno Lima/Inter TV Grande Minas
Ygor Coelho foi vice-campeão do torneio do Peru de badminton, competição que valeu pontos para o ranking mundial, que é classificatório para as Olimpíadas. O brasileiro não vinha em uma boa fase, tinha sido derrotado na estreia de três competições seguidas, mas fez uma boa campanha no torneio até ser derrotado pelo canadense Brian Yang.
Índice de João Victor
João Victor Oliva do hipismo — Foto: Rui Pedro Godinho/Divulgação.