O evento de hoje do UFC tem tudo para entrar para a história. Primeiro, pela quantidade de lutadores de alto nível no card, com três disputas de cinturão. Segundo, porque os combates serão realizados em uma ilha, em Abu Dhabi, com uma grande estrutura de isolamento contra o Covid-19.
A mudança no local das edições, dos Estados Unidos para os Emirados Árabes, é para permitir que lutadores de todas as nações possam competir. Isso porque existem restrições para a entrada no país norte-americano devido à pandemia. Então, foi criado um ambiente seguro para que o evento de hoje e os próximos possam ser realizados. Todas as pessoas presentes na ilha foram testadas antes da viagem.
Na luta principal da noite, Kamaru Usman, campeão do peso meio-médio, enfrenta Jorge Masvidal, que aceitou o duelo de última hora. O desafiante seria Gilbert "Durinho", mas o brasileiro testou positivo para o Covid-19.
O nigeriano coloca o seu título em disputa pela segunda vez desde que venceu Tyron Woodley, em maio de 2019, por decisão unânime e ficou com o cinturão. Na primeira defesa, ele ganhou do Colby Covington por nocaute técnico.
Usman tem um cartel com 16 vitórias e apenas uma derrota. Está invicto dentro do UFC com 11 triunfos.
Masvidal tem mais experiência no MMA, com um histórico de 35 vitórias e 13 derrotas. Ele vem de três triunfos contundentes no UFC, com nocautes contra Darren Till e Ben Askren, e nocaute técnico contra Nate Diaz.
Como foi acionado com urgência, o americano teve que perder nove quilos em aproximadamente seis dias. Tanto Masvidal como Usman pesaram 77,1 kg, o limite da categoria.
O co-main event fica marcado pela revanche entre Alexander Volkanovski, campeão peso-pena, e Max Holloway. O australiano conquistou o cinturão justamente contra o seu adversário de hoje.
Volkanovski levou a melhor em dezembro de 2019 por decisão unânime dos árbitros. Antes disso, bateu outros cascas-grossas, como José Aldo, Chad Mendes e Darren Elkins. Ele tem 21 vitórias e apenas uma derrota na carreira.
Holloway havia conquistado o cinturão interino dos penas em dezembro de 2016 contra Anthony Pettis. Depois, consolidou o título com duas vitórias sobre o José Aldo, vencendo também Brian Ortega e Frankie Edgar. No meio do caminho, perdeu a disputa pelo título interino dos leves para Dustin Poirier.
O ex-campeão tem um cartel com 21 triunfos e cinco derrotas. A revanche de hoje contra Volkanovski promete ser eletrizante!
Na terceira luta em importância do evento, Petr Yan e José Aldo disputam o cinturão do peso-galo que está vago após aposentadoria do Henry Cejudo. O russo está invicto no UFC com seis vitórias, sendo a última por nocaute contra Urijah Faber em dezembro de 2019. Tem um histórico com 14 triunfos e apenas um revés.
Encarada entre Yan e Aldo. Foto: Reprodução/Folha de Pernambuco.
O brasileiro José Aldo dispensa apresentação pelo o que já fez dentro do Ultimate. Ele conquistou o cinturão peso-pena em 2011 e permaneceu com o título até a derrota para McGregor em 2015. Desde então, não conseguiu mais manter a regularidade e vem de reveses nas suas últimas duas lutas para Alexander Volkanovski e Marlon Moraes.
Jéssica “Bate-estaca” e Rose Namajunas também fazem uma revanche que promete ser empolgante. A brasileira nocauteou a americana em maio de 2019 e conquistou o cinturão peso-palha feminino. Porém, Jéssica acabou perdendo o título em agosto do mesmo ano para Zhang Weili.
O esquadrão brasileiro ainda é composto por Amanda Ribas, Elizeu Capoeira, Léo Santos, Raulian Paiva, Karol Rosa e Vanessa Melo. Confira todos os confrontos:
CARD PRINCIPAL (23h)
Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Jorge Masvidal
Peso-pena: Alexander Volkanovski x Max Holloway
Peso-galo: Petr Yan x José Aldo
Peso-palha: Jéssica Bate-Estaca x Rose Namajunas
Peso-mosca: Amanda Ribas x Paige VanZant
CARD PRELIMINAR (19h)
Peso-meio-pesado: Volkan Oezdemir x Jiri Prochazka
Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Muslim Salikhov
Peso-pena: Makwan Amirkhani x Danny Henry
Peso-leve: Léo Santos x Roman Bogatov
Peso-pesado: Marcin Tybura x Maxim Grishin
Peso-mosca: Raulian Paiva x Zhalgas Zhumagulov
Peso-galo: Karol Rosa x Vanessa Melo
Peso-galo: Martin Day x Davey Grant
Foto: Divulgação/UFC.
A cobertura do canal Combate começará às 18h30. As duas primeiras lutas do card preliminar também serão transmitidas pelo site combate.com e pelo SporTV 2.