O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) realizam, até o final de outubro, uma série de ações de sensibilização sobre a escassez hídrico em algumas regiões do estado.
Dois workshops com esta finalidade já aconteceram em Belo Horizonte (6/9) e Montes Claros (nesta quarta-feira, 20/9). Os próximos serão em Divinópolis (21/9), Patos de Minas (26/9), Governador Valadares (10/10) e Ipatinga (11/10).
O evento é destinado aos industriários no sentido de sensibilizá-los quanto à escassez hídrica, bem como apresentar caminhos para um uso mais racional da água, com detalhamento de boas práticas. A participação é gratuita.
“A proposta é levar informações atualizadas referentes à disponibilidade hídrica da região e sobre a necessidade de um planejamento estratégico para identificação de fontes alternativas de uso e boas práticas”, explica o analista ambiental do Igam, Heitor Soares Moreira.
“No workshop, procuraremos orientar os setores da indústria e mineração no que tange sobre a disponibilidade hídrica no estado”, completa Moreira.
São Francisco
O Governo de Minas Gerais vem realizando uma série de ações para sensibilizar as pessoas e setores da sociedade sobre a importância de adotar práticas adequadas para enfrentar a situação de escassez hídrica no Estado. Além dos worshops, o Igam está promovendo o I Prêmio de Boas Práticas “Salve o Rio São Francisco”.
Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, empreendedores, instituições privadas e públicas e organizações que executem ou tenham executado práticas ou projetos de autoria própria, nos municípios de Minas Gerais localizados na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, que atendam aos critérios do edital e possuam regularização ambiental.
Quatro categorias serão premiadas: melhor projeto ou prática de cidadão ou grupo de cidadãos ou organização da sociedade civil - pessoa física ou jurídica; prática de órgão público; prática de empresa - Pessoa jurídica ou prática de agropecuária - Pessoa Jurídica. Basta que o candidato tenha realizado uma ação destacável de uso otimizado da água do Velho Chico.