Representantes da Assessoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Assea) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Programa Ambientação, coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) participaram, de 17 a 20 de setembro, do IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
O Fórum ofereceu uma programação intensa de palestras, encontros e debates entre representantes de instituições de ensino, órgãos públicos, sociedade civil, consultores ambientais, redes de educação ambiental, dentre outros, reunindo mais de 1.500 participantes de todos os estados brasileiros.
De acordo com o assessor de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, André Luis Ruas, um dos destaques do IX FBEA foi a mesa redonda intitulada: “A Política Nacional de Educação Ambiental e as Experiências dos Programas Estaduais de Educação Ambiental”. Durante os debates, a analista ambiental do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Neusa Helena Rocha Barbosa, enfatizou a retomada da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais (CIEA-MG), como um bom exemplo de articulação a ser seguido pelos demais órgãos ambientais brasileiros.
Paralelamente à programação da FBEA, aconteceu também o Encontro Nacional das CIEAs, no qual a Semad foi convidada pelos organizadores para apresentar a Deliberação Normativa do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) nº 214/2017, que estabelece as diretrizes para a elaboração e execução dos programas de educação ambiental no âmbito dos processos de licenciamento no Estado de Minas Gerais. "Após as discussões ficou evidente que Minas Gerais é o Estado que possui a norma mais completa e avançada nesta matéria. A troca de experiências com o Estado de Minas Gerais foi muito importante para apoiar os demais estados nestas iniciativas", afirma o assessor chefe de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, André Ruas.
Já a equipe do Programa Ambientação participou do Fórum com a apresentação de um pôster relatando a experiências das conquistas e desafios ao logo de mais de uma década de desenvolvimento do Programa. Para a equipe, o FBEA trouxe a possibilidade de refletir sobre a concepção de Educação Ambiental que vem sendo adotada e o desafio de construir práticas ambientais sob uma perspectiva de uma educação mais crítica, que também tem o papel de ser uma educação ambiental politizada, problematizadora e questionadora.
Algumas discussões que foram apresentadas e debatidas durante o Fórum podem ser acompanhadas na Rede Ambientação: redeambientacao.wordpress.com.br.
O Fórum ofereceu uma programação intensa de palestras, encontros e debates entre representantes de instituições de ensino, órgãos públicos, sociedade civil, consultores ambientais, redes de educação ambiental, dentre outros, reunindo mais de 1.500 participantes de todos os estados brasileiros.
De acordo com o assessor de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, André Luis Ruas, um dos destaques do IX FBEA foi a mesa redonda intitulada: “A Política Nacional de Educação Ambiental e as Experiências dos Programas Estaduais de Educação Ambiental”. Durante os debates, a analista ambiental do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Neusa Helena Rocha Barbosa, enfatizou a retomada da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais (CIEA-MG), como um bom exemplo de articulação a ser seguido pelos demais órgãos ambientais brasileiros.
Paralelamente à programação da FBEA, aconteceu também o Encontro Nacional das CIEAs, no qual a Semad foi convidada pelos organizadores para apresentar a Deliberação Normativa do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) nº 214/2017, que estabelece as diretrizes para a elaboração e execução dos programas de educação ambiental no âmbito dos processos de licenciamento no Estado de Minas Gerais. "Após as discussões ficou evidente que Minas Gerais é o Estado que possui a norma mais completa e avançada nesta matéria. A troca de experiências com o Estado de Minas Gerais foi muito importante para apoiar os demais estados nestas iniciativas", afirma o assessor chefe de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, André Ruas.
Já a equipe do Programa Ambientação participou do Fórum com a apresentação de um pôster relatando a experiências das conquistas e desafios ao logo de mais de uma década de desenvolvimento do Programa. Para a equipe, o FBEA trouxe a possibilidade de refletir sobre a concepção de Educação Ambiental que vem sendo adotada e o desafio de construir práticas ambientais sob uma perspectiva de uma educação mais crítica, que também tem o papel de ser uma educação ambiental politizada, problematizadora e questionadora.
Algumas discussões que foram apresentadas e debatidas durante o Fórum podem ser acompanhadas na Rede Ambientação: redeambientacao.wordpress.com.br.