A Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, COP29, chega ao fim nesta sexta-feira,22, onde representantes de todos os países do mundo debatem perspectivas para um futuro mais sustentável. O deputado federal Zé Vitor (PL-MG) fez parte da comitiva que representou o Brasil durante o evento, sediado no Azerbaijão.
Na oportunidade, agentes políticos e de mercado buscam parcerias comerciais, incentivos e debatem soluções para os desafios de uma produtividade cada vez mais limpa.
Zé Vitor destacou como uma das pautas fundamentais da COP29 os desafios envolvendo financiamento e mercado de carbono. “Precisamos de recurso para custear programas de conservação e recuperação. Ainda não temos todas as respostas. O mercado de carbono para alguns é uma obrigação, para outros uma grande oportunidade. Estamos aqui para dosar isso, como será a venda do crédito de carbono, definir as diretrizes desse mercado e como isso pode influenciar a economia de países, estados e municípios,” destacou.
Apesar de pontuar um desinteresse das grandes potências em assumir compromissos com a pauta, por outro lado, o deputado vê com grande otimismo a percepção global em relação ao agro e a indústria brasileira. “Somos líderes na discussão de energia. As usinas de álcool e açúcar no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que produzem biocombustíveis como o etanol tem ganhado destaque,” destaca.
No próximo ano, o Brasil irá sediar a COP29, na cidade de Belém, no Pará. “É uma responsabilidade e um privilégio. Estamos nos preparando para receber o mundo aqui,” concluiu.
À Redação.