O evento é uma realização da prefeitura através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) e com o apoio do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural. Durante abertura, os alunos participaram de palestras e puderam conhecer um pouco mais sobre a história dos patrimônios através de uma apresentação em banners Durante abertura, os alunos participaram de palestras e puderam conhecer um pouco mais sobre a história dos patrimônios através de uma apresentação em banners.
A programação teve início às 8h com um tour histórico-cultural com os alunos do CEM Ondina Moutinho Vieira. Na ocasião, os estudantes foram contemplados com um passeio no ônibus do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac), partindo do Bosque John Kennedy sentido ao palacete do Sr. Jovino Araújo e finalizando no conjunto da praça Padre Nilo Tabuquini (Matriz).
Em seguida, os alunos do CEM Ondina Moutinho Vieira, fizeram uma caminhada pela rua Doutor Afrânio, passando pelo prédio da antiga Companhia Prada de Eletricidade, onde hoje está situado o Museu Dr. Callil Porto, seguindo para o antigo prédio do Cine Rex, atual restaurante Napolitano e terminando na sede da Faec. Na sequência, os alunos retornaram ao ônibus, onde puderam passar pela sede da Câmara Municipal, Casa da Cultura ‘Abdala Mameri’, e desembarcaram no Palácio dos Ferroviários para a abertura oficial do evento na presença de autoridades locais.
Durante a abertura, os alunos participaram de uma palestra e exposição de 12 banners contendo a história dos 32 patrimônios tombados por decreto no município. Após algum tempo de planejamento e dedicação para que a realização do evento fosse possível, a programação conta com atividades até sábado, 24.
A intenção do projeto é valorizar o patrimônio histórico e cultural do município, bem como, chamar a atenção das crianças para tomarem conhecimento desta trajetória que deu início à cidade de Araguari. O programa conta com a parceria de cinco escolas municipais e quatro escolas privadas.
Aproximadamente 400 crianças passarão por atividades diárias durante uma semana, explorando a história da cidade. Durante a programação serão apresentados 32 patrimônios históricos, que as crianças poderão conhecer através um tour, exposição de banners com o tema “Patrimônio em Foco”, palestras e um passeio ciclístico ao final. As palestras que acontecerão na Casa da Cultura ‘Adbala Mameri’, serão complementadas pela 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais ‘Culinária e Patrimônio’. Na oportunidade, será possível uma degustação de comidas históricas da cidade, como o famoso pastel com caldo de cana da feira e a tradicional coxinha do Bar Apolo.
Segundo o presidente da Faec, Rafael Scalia Guedes, o objetivo do projeto é mostrar a importância dos patrimônios para o município, além de preservar a história e a cultura de Araguari. “É um meio de resguardar o passado que tem muita coisa a nos contar, pois, sem ele não há presente nem futuro”.
Programação Terça-feira, 20 13h30: Tour histórico-cultural com os alunos do CEM Hermenegildo M. Veloso 16h: Colégio Dom Bosco – Exposição de banners ‘Patrimônio em Foco’
Quarta-feira, 21 8h: Tour histórico-cultural com os alunos do CEM Tenente Coronel Villagran Cabrita 10h: Colégio Alfa Objetivo – Exposição de banners ‘Patrimônio em Foco’ 19h: Casa da Cultura ‘Abdala Mameri’ – Palestra ‘Conhecendo para valorizar’; palestrante: Maria Consuelo F. Montes Naves 20h: Palestra ‘O Meio Ambiente Cultural – do caso ao descaso, o direito à preservação do genius loci’
Quinta-feira, 22 13h30: Tour histórico-cultural com os alunos do CEM Mário da Silva Pereira 16h: Colégio Mais Positivo – Exposição de banners ‘Patrimônio em Foco’
Sexta-feira, 23 Passeio ciclístico histórico-cultural 8h: Saída: Palácio dos Ferroviários 11h: Chegada ao Bosque John Kennedy (encerramento do eve