O governo de Minas Gerais lançou, nesta terça-feira (2), o aplicativo para celular “Mobiliza Minas”, que já está disponível para iOS e Android. A tecnologia tem o objetivo de conectar a população mineira com as demandas de doação ou de voluntários de entidades que atuam em momentos de crises no estado, como é o caso da pandemia pelo novo Coronavírus.
O presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Rodrigo Paiva, explicou que o intuito é fazer com que as doações dos moradores de Minas cheguem aos locais corretos e que os voluntários possam se candidatar nos locais ideais para ajudar nas crises. Pelo aplicativo, os órgãos vão cadastrar suas campanhas ou eventos e falar quais doações e quais tipos de voluntários eles precisam.
“Com o sistema o Estado vai poder lançar campanhas. Estamos lançando hoje a campanha do agasalho do Servas, o frio chegou. Nós temos que ser solidários com as pessoas que não têm um cobertor ou um agasalho. E temos também o Mobiliza Minas uma campanha para doação de recursos ao Hospital de Campanha que felizmente ainda não foi utilizado e eu espero que assim continue”, destacou Paiva.
Ele explicou que um médico pode se cadastrar como voluntário para algum serviço de saúde, bem como um engenheiro na sua área. Outras pessoas podem se cadastrar para ajudar a entregar doações.
“Esse aplicativo é mais uma forma de combatermos o Coronavírus. Eu estou bem confiante que vamos ter a contribuição dos indivíduos que vão doar e se voluntariar para esses serviços com a segurança vinda do próprio Estado”, concluiu.
Ainda de acordo com ele, nos próximos dias serão divulgadas informações e dados sobre a pandemia em Minas também pelo aplicativo.