A Prefeitura de Araguari abre sindicância investigativa após a perda de 90 vacinas astrazeneca, que teriam sido mal acondicionadas. A apuração da conduta de servidor público municipal poderá concluir ou não a configuração de infração disciplinar.
No relato da secretaria de Saúde, o lote com as doses teria sido acondicionado na sala refrigerada do departamento de epidemiologia de Araguari, mas fora da câmara de refrigeração.
Pelo tempo que as vacinas ficaram fora da refrigeração adequada, os imunizantes foram separados dos demais, noticiando as condições inadequadas do acondicionamento.
Assim que as responsáveis pelo setor constataram a falha humana, fizeram o relatório à secretária municipal de saúde que, imediatamente, procurou a Gerência regional de Saúde comunicando o ocorrido. A Vigilância Epidemiológica separou as doses dos demais imunizantes e preencheu os formulários de não conformidade das vacinas, juntamente com todas as informações da funcionária responsável pelo que aconteceu.
A Secretaria Municipal de Saúde, Administração da cidade e procuradoria Geral do Município já procuraram o Ministério Público Estadual para informar o ocorrido e para dar acompanhamento ao processo investigativo. A sindicância deverá ser concluída no prazo de 30 dias, passível de prorrogação por mais 30 dias, mediante pedido motivado do Presidente da Comissão Processante e deferimento da Autoridade Superior.
A prefeitura ressalta que a cidade tem local adequado para armazenamento das doses e com total segurança; com gerador em condições de uso caso haja qualquer tipo de interrupção no fornecimento de energia ou qualquer outra eventualidade.