Belo Horizonte está prestes a encarar mais episódios de precipitações intensas nos próximos dias. São esperados cerca de 100 milímetros de chuva entre quarta-feira (12) e quinta-feira (13), segundo a Defesa Civil do município.
A chegada de uma frente fria a Minas Gerais torna instável a atmosfera e, por isso, são esperadas tempestades tão severas com rajadas de vento ocasionais e elevado volume – que, aliás, pode até mesmo ultrapassar o esperado.
Apesar dessa expectativa, é necessário esclarecer que algumas regiões da cidade podem ser mais afetadas pelos temporais que outras, como explica o meteorologista Cléber Souza do Instituto Nacional de Meteorologia. "Nós preferimos não trabalhar com milimetragem esperada, isso porque a chuva pode ocorrer toda em um dia e não no período determinado, como também pode chover mais em uma regional da cidade que em outra". Já são esperadas precipitações nesta terça-feira (11), ainda que menos intensas e preocupantes que as de quarta e quinta-feira.
Após esse período de três dias, a condição atmosférica tende a se tornar mais amena. "Nesses primeiros dias sentiremos um ligeiro declínio na temperatura, já que aumenta a cobertura de nuvens no céu. A frente fria atua até quinta-feira causando essas chuvas tão volumosas, depois ela se torna menos intensa", detalha Souza.
Saiba como fica o tempo nos próximos dias, segundo a Defesa Civil de BH:
Terça-feira (11): céu entre nublado e encoberto com pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Volume estimado: 30 a 50 milímetros.
Quarta-feira (12): céu encoberto com pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Volume estimado: 50 a 70 milímetros.
Quinta-feira (13): céu entre nublado e encoberto com pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Volume estimado: 50 a 70 milímetros.
Risco geológico
Intensas precipitações atingem Belo Horizonte desde o mês de janeiro.
Apesar de o tempo permanecer mais estável em alguns dias neste começo de fevereiro, em quatro das nove regionais da capital mineira já choveu, em dez dias, um volume acima da média histórica – isso quer dizer que já choveu nesse curto período a quantidade que costuma chover no mês inteiro. O cenário aponta para o encharcamento do solo, o que aumenta a ocorrência de acidentes geográficos como escorregamento de encostas e desabamentos.
A Defesa Civil de BH emitiu um alerta para risco geológico, válido até a próxima quinta-feira (13).