Dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram bloqueados pela Santa Casa de Araguari, devido à falta de profissionais e de medicamentos do 'kit intubação'. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (15) pelo diretor da unidade, Danilo Carvalho.
A situação é tão grave que o estoque de sedativos e bloqueadores intramusculares deve durar somente até esta sexta-feira (16). Com o bloqueio, 20 das 30 UTIs permanecem em funcionamento, sendo que 16 estão ocupados atualmente.
De acordo com a Secretária de Saúde, Soraya Ribeiro de Moura, a Prefeitura está atuando junto ao Estado e a União para solucionar o problema, e negocia a contratação de leitos na rede particular.
O hospital é o único que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade e é referência para outros oito municípios da região. Araguari está inserida na Onda Vermelha do plano Minas Consciente.
Bloqueio de leitos
De acordo com a direção da Santa Casa, com as UTIs bloqueadas haverá uma pausa no repasse do Ministério da Saúde para a manutenção dos leitos, até que a situação seja normalizada. Casos os leitos fossem desativados, eles seriam desabilitados e quando a situação fosse normalizada, precisariam passar novo processo de habilitação.
Alternativas
Na tentativa de solucionar o problema, a secretária de Saúde de Araguari, Soraya Ribeiro de Moura, afirmou que a Prefeitura tem atuado em duas linhas. A primeira foi definida em reunião com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e prevê a negociação com hospitais particulares para a contratação de Unidades de Terapia Intensiva para atendimento via SUS.
Falta de profissionais
Outro problema enfrentado pela Santa Casa de Araguari é a falta de profissionais para atuarem no setor de UTIs destinadas a pacientes com Covid-19. A unidade está com processo de contratação aberto, porém, não conseguiu preencher as vagas ainda.
Conforme Danilo Carvalho, os salários ofertados pelo hospital são os mesmos pagos a profissionais que atuam em hospitais em Uberlândia. O pagamento para cada plantão médico de 12 horas é de R$ 1,2 mil.