Com assessoria
A conclusão dos 12 quilômetros de asfalto da BR 364 km (entre o km 187 e o km 200) na região dos municípios de Campina Verde, Ituiutaba e Gurinhatã, é um problema que se arrasta por anos. Esta situação está prestes a mudar graças ao empenho e luta da comunidade local e do deputado federal Zé Vitor (PL).
Mesmo com os esforços para a pavimentação definitiva, a chuva que caiu sobre a região nos últimos dias deixou a rodovia praticamente intransitável em vários pontos.
Diante disso, Zé Vitor esteve nesta quarta-feira, 20, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Antônio Santos Filho. O deputado solicitou um contrato emergencial para o trecho, que compreende a região de Gurinhatã, Campina Verde e Ituituaba. “Nos foi garantido pelo diretor geral que o serviço começa em até 30 dias,” afirmou o deputado.
A visita foi marcada depois que o deputado recebeu algumas imagens da consultora ambiental Moara Tannús e do vereador de Gurinhatã, Willian Damasceno de Araújo, o Leleu (PL). São cenas de caminhões quebrados, atolados, em meio as valetas enormes que se formaram na pista de terra.
“É uma medida paliativa, mas que socorre quem precisa acessar o trecho. O vereador Dásio Martins (PP) esteve no local, conversou com moradores e caminhoneiros e contou que o cenário é desanimador. O deputado tem sido fundamental nas demandas da nossa região, em especial na luta por esta rodovia,” ressaltou a consultora.
“Quando algum caminhão quebra, ninguém passa. A rodovia fica interditada. Está na hora do poder público dar um basta nessa situação. O povo não aguenta mais esse sofrimento. Tenho certeza que o deputado vai conseguir,” declarou o vereador.
IMPORTÂNCIA PARA O AGRO
O trecho da BR-364 tem impacto direto no desenvolvimento da região e no escoamento da produção do agronegócio local. As colheitas de Campina Verde, Ituiutaba e Gurinhatã e do Sul de Goiás são transportadas por esta rodovia.
É o que explica Cláudio Queiroz, diretor do Sindicato Rural de Campina Verde. “A estrada tem um trânsito pesado, boa parte com destino ao porto de Santos. Quando chove, os fazendeiros não conseguem embarcar boi, não conseguem puxar o leite. Esses dias uma carreta com 50 toneladas de milho estava lá, tombada. É um transtorno constante,” lamentou.
LUZ NO FIM DO TÚNEL
Zé Vitor e Moara Tannús estiveram com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes em novembro, para tratar da obra de finitiva de pavimentação. Na ocasião, ficou garantido recursos para o projeto e licenciamento ambiental.
Em fevereiro desse ano, o DNIT vai apresentar o Termo de Referência para contatar a empresa que elaborará o projeto. A expectativa é de que a pavimentação se torne realidade em 2022.