Com assessoria
No Dia da Agricultura Irrigada, comemorado nesta terça-feira, 15, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se uniu ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e ao Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA) para realizar na manhã de hoje, 15, o evento virtual “Irrigar é Alimentar”. Foram realizados dois painéis com o objetivo de trazer mais visibilidade ao tema.
O deputado federal Zé Vitor (PL-MG) participou do segundo painel, que debateu os desafios da irrigação no país. Além de ser autor do requerimento que pede a instituição do Dia da Irrigação, o parlamentar também apresentou o projeto de lei para que as barragens para irrigação (PL 2294/2019) sejam consideradas de utilidade pública.
"Por muitas vezes, percebemos que a burocracia nos impede de avançar. E quando falávamos nisso, muitos confundiam com desproteger o meio ambiente, mas sabemos que isso não é verdade", ressaltou Zé Vitor.
Além de destacar a importância de esclarecer e divulgar as questões envolvendo a irrigação, Zé Vitor destacou o potencial dessa tecnologia. “É algo que transforma o campo, que transforma a vida da população. Aqui no Cerrado Mineiro, houve uma verdadeira revolução com o uso dessa técnica,” ressaltou.
Também participaram do segundo painel José Mário Schreiner – Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e deputado federal, a deputada federal e presidente da Comissão de Agricultura Aline Sleutjes (PSL-PR).
O primeiro painel trouxe o ex-Ministro da Agricultura e um dos candidatos ao Nobel da Paz, Thiago Fontenelle, da Agência Nacional de Águas (ANA), Mariane Crespolini – MAPA e Eduardo Veras – Presidente da Comissão Nacional de Irrigação (moderador).
O encerramento do evento ficou por conta de João Martins - Presidente da CNA, do deputado Sérgio Souza (MDB-PR) - Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Rogério Marinho – Ministro do Desenvolvimento Regional e Tereza Cristina – Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.