Da Redação
Eleitores que não poderão comparecer às urnas no 1º turno das eleições de 2024 no domingo (6.out.2024) têm algumas opções para justificar a ausência, no dia da votação ou em até 60 dias depois. A justificativa pode ser feita tanto on-line quanto presencialmente.
No dia da eleição, é possível acessar o aplicativo e-Título, disponível nas lojas virtuais das plataformas iOS ou Android, para justificar a ausência de forma on-line.
O app é disponível para quem está com o título eleitoral regular ou suspenso. Caso esteja com o título cancelado, não será possível acessar o e-Título.
O usuário que já tiver baixado e se cadastrado no aplicativo deve acessar o menu “Mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência”. O e-Título também mostra a localização de pontos de justificativa presencial próximos ao eleitor. Para justificar a ausência presencialmente no dia da eleição, basta comparecer a um cartório eleitoral ou a um posto de atendimento da Justiça Eleitoral.
Também é possível preencher um formulário de justificativa eleitoral e apresentá-lo nas mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas nos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos Cartórios Eleitorais.