A Fenacampo é uma feira de negócios que, em 2019, chega a sua 8ª edição, fomentando parcerias para fortalecer o agronegócio na região do Alto Paranaíba. Os principais objetivos são levar conhecimentos e novas tecnologias aos produtores da região, proporcionar o contato de produtores com novos fornecedores e oferecer um ambiente ideal para bons negócios. Neste ano, foram montados 105 stands de empresas parceiras de todo o Brasil com produtos, insumos e serviços para o campo. O deputado federal Zé Vitor (PL/MG) ao lado do Governador Romeu Zema participou, nesta quarta (21/8), da abertura da feira.
Durante a cerimônia de abertura do evento o parlamentar destacou a importância da agropecuária e do agronegócio para a economia mineira e para o Brasil.
“Sinto um grande entusiasmo em ver o agronegócio do nosso querido estado crescer de forma tão exuberante. O agronegócio contribui com mais de 20% do PIB brasileiro e hoje os municípios do interior crescem mais do que as capitais, porque o agro esta presente. No primeiro trimestre deste ano, a economia de Minas cresceu 0,6%, e só cresceu por causa do agronegócio no estado, que avançou mais de 7% (em comparação com o mesmo período de 2018). Este é um dado importantíssimo para o nosso estado frente ao cenário nacional. O agro é a força do nosso país. O nosso desejo é o de destravar o Brasil, é desatar os nós que nos amarram, valorizar os produtores rurais, as agroindústrias e ocupar lugar de destaque no cenário mundial. Minas Gerais é sem dúvida um dos grandes celeiros de produção nacional e a região do Alto Paranaíba tem contribuído de forma majestosa para sustentar o agronegócio brasileiro,” disse Zé Vitor.
O parlamentar visitou os estandes do evento, valorizando os produtos e insumos das empresas que estão expondo suas atividades, conheceu serviços e conversou com os produtores rurais durante a abertura da exposição. O município de São Gotardo no Alto Paranaíba vem se destacando no cenário nacional na produção de leite, são mais de 58 mil litros/dia. A região produz ainda os chamados HF, hortifrúti como batata, cenoura e alho. São cerca de um milhão de toneladas/ano gerando milhares de emprego.
A feira tem a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) como apoiador.