O longa-metragem "Valentina", que conta com a participação de alunos e professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), recebeu o Prêmio Especial do Júri na 50ª edição do Festival de Cinema de Kiev, evento que ocorre anualmente na Ucrânia.
Letícia Franco, estudante de Design, foi uma das alunas da UFU que atuou no longa. Ela revelou que foi o primeiro trabalho dela como atriz.
Além dela, o acadêmico de teatro Ronaldo Bonafro também fez parte do elenco. “Viver o set de gravação cheio, ter contato com profissionais tão empenhados, construir vínculos artísticos sinceros, estar de frente com uma câmera e colocar em prática a atuação foi incrível e realizador”, relembrou o ator.
O longa conta a história de Valentina (Thiessa Woinbackk), uma jovem transexual que, aos 17 anos, precisou se mudar para uma pequena cidade de Minas Gerais com a mãe. Juntas, as duas enfrentam diversos dilemas para consolidar a nova vida.
“Esse filme trata da realidade e vem para mostrar e destacar que, assim como qualquer cidadão, pessoas trans têm seus direitos e podem ocupar qualquer lugar”, enfatizou Bonafro.
Devido à pandemia do Covid-19, o longa ainda não tem data oficial de estreia. A equipe estuda a possibilidade de lançar "Valentina" de forma online e nas plataformas de streaming.
O filme
Dirigido por Cássio Pereira dos Santos, o longa-metragem "Valentina" foi gravado nas cidades de Estrela do Sul e Uberlândia. As gravações duraram 6 meses e contaram com a participação de Guta Stresser e Thiessa Woinbackk.
Santos contou que para a produção do longa foram entrevistadas 50 mulheres trans, com o objetivo de tornar o projeto o mais respeitoso possível com as vivências da comunidade transexual. Ele afirmou que também procurou inserir ao máximo pessoas desta comunidade na equipe.
"Valentina" foi enviado para festivais, premiações nacionais e internacionais e já conquistou mais de 10 prêmios.