O Hemocentro de Uberlândia soltou, na terça-feira (8), um alerta de emergência e pede ajuda da população com doação de sangue. Conforme a unidade, os estoques estão em nível crítico, com os tipos mais utilizados entre 60% e 80% abaixo do nível seguro.
De acordo com o Hemocentro, os estoques foram repostos nesta quarta (9), mas caso não haja aumento no número de doações, ainda há a possibilidade da falta de sangue. O ideal é que a reposição seja feita diariamente.
Segundo a unidade, o número de doações caiu drasticamente desde o início da pandemia de Covid-19, mas a situação continua piorando. A baixa nos estoques é regra para todos os tipos de sangue, mas os tipos mais utilizados estão em níveis críticos.
Os estoques do sangue tipo A+, que pode ser doado para mais um outro tipo, estão 60% abaixo do normal, enquanto os níveis de sangue O+, que pode ser doado para outros três tipos, estão 70% abaixo. Já o tipo sanguíneo que é doador universal, o O-, está com estoques 80% abaixo do seguro.
Como doar
Para doar sangue, é preciso fazer um agendamento prévio pelo site do Hemominas ou pelo aplicativo MG App Cidadão. A captação de sangue é feita diariamente e, até esta quarta-feira (9), os horários de doação desta quinta (10) e sexta-feira (11) ainda estavam cerca de 40% vagos.
A unidade em Uberlândia atende das 8h às 17h. O acesso é pela portaria situada à Rua Pedro Quirino da Silva, entre a Avenida Levino de Souza e a Rua Teresina, no Bairro Umuarama.
Além das precauções normais, é preciso tomar cuidados extra com o contágio da Covid-19. Caso o doador tiver sido contaminado, é preciso esperar 30 dias após o fim dos sintomas para doar. No caso do dador ter tido contato com alguém contaminado, também é preciso esperar 14 dias antes de doar. Em relação à vacinação, é preciso esperar 48 horas após receber a vacina da CoronaVac e sete dias após receber a Astrazeneca ou a Pfizer.