Nesta terça-feira (14), na mesma entrevista coletiva em que confirmou que irá apertar as regras de isolamento social, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, confirmou que a prefeitura contará com sistema de monitoramento através da disponibilização de dados de celulares para evitar aglomerações e a proliferação do coronavírus (Covid-19).
Ao ser questionado sobre as constantes aglomerações, Kalil explicou que a Guarda Municipal vem agindo para evitar essas aglomerações e ganhará essa evolulção tecnológica. Entretando, não deu detalhes de como será feito. "A Guarda Municipal está por conta disso, mas estamos na guerra e vamos falhar. Agora, teremos monitoramento de transporte e de telefone celular.
Vamos esperar os dados para ver o nível de isolamento social", afirmou o mandatário. A prática já é adotada em outras cidades e Estados do país. Mais recentemente, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou o que chamou de "sistema de monitoramento inteligente" dos cidadãos (Simi-SP) para evitar aglomerações utilizando tecnologias digitais como os smartphones.
O sistema funcionará a partir de uma parceria com as operadoras Vivo, Claro, Oi e TIM, que repassarão dados de aglomerações a partir de 30 mil pessoas, fazendo, em tempo real, um monitoramento territorial e a dinâmica de monitoramento.