A Mosaic Fertilizantes realizará no dia 3 de agosto, às 19h, uma audiência pública para consultar a população de Tapira sobre o um projeto de elevação de uma barragem de rejeitos na cidade. A reunião poderá ser acompanhada de forma virtual, mas a empresa também oferecerá seis pontos de acesso físico para que a população possa se manifestar.
De acordo com a empresa, o objetivo do projeto é aumentar a barragem para 1.210 metros, para prolongar a vida útil da estrutura. A obra utilizaria a área do próprio Complexo de Mineração da empresa, sem a necessidade de expansão, e utilizaria o mesmo protocolo já utilizado na mina atualmente.
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) estão disponíveis no site da empresa e também de forma impressa na Prefeitura. Os pontos de acesso físico receberão um máximo de 30 pessoas e ficarão no Salão de Festas Coração Sertanejo e nas comunidades Ribeirão do Inferno, Alto da Serra e Assentamento Bom Jardim.
Aqueles que queiram participar de forma online devem acessar o site da empresa e escolher se querem apenas assistir ou também se manifestar. Os que só quiserem assistir serão redirecionados para o canal de vídeo da empresa na internet, enquanto aqueles que queiram se manifestar serão direcionados para a reunião.
As manifestações online acontecerão durante a primeira hora da audiência e poderão ser feitas de forma oral e escrita, seja pelo chat da plataforma ou pelo número de WhatsApp (34) 9 9919-5230. Para mais informações, basta acessar o site da Mosaic Fertilizantes.