Pesquisa publicada em janeiro deste ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que o Brasil possui 101.854 pessoas vivendo nas ruas, um problema constante principalmente nas ruas das médias e grandes cidades do país. Por isso, os municípios vêm aperfeiçoando as políticas públicas para auxiliar os moradores nesta situação, com o objetivo de fazer com que deixem a condição de vulnerabilidade social.
Em Montes Claros, diversas ações têm sido realizadas neste sentido. A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, mantém diariamente o Serviço de Abordagem Social, onde é feita uma busca ativa nos espaços com maior concentração de pessoas em situação de rua. O serviço é desempenhado com o objetivo de identificar, acompanhar e encaminhar os moradores para os serviços da rede de proteção, oferecidos pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ou pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).
De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, a Secretaria tem dado atenção especial no intuito de auxiliar os moradores de rua de Montes Claros.
“O prefeito Humberto Souto tem o objetivo maior de cuidar das pessoas, por isso tem pedido atenção para este tipo de problema que afeta a nossa cidade. O trabalho contínuo e a união entre os membros dos nossos programas tem sido determinante para que resultados já comecem a aparecer”, explica.
Além do programa de busca ativa, a Secretaria coordena ainda o programa “Consultório na Rua”, serviço do Sistema Único de Saúde que possui equipes especializadas no tratamento de pessoas em vulnerabilidade social.
Segundo a diretora de Assistência Social, Kênia dos Anjos Medeiros, as equipes vêm empreendendo um grande esforço na tentativa de auxiliar a todos os necessitados da cidade. Ela explica que duas novas obras estão prestes a serem inauguradas pelo município para somar nesta luta.
“Em breve o município irá inaugurar uma nova sede do Centro Pop, no bairro Canelas, que será um ótimo espaço de convívio grupal, social e de solidariedade. A Secretaria também está se preparando para a inauguração de um dormitório para atender moradores de rua, que irá acolher cerca de 50 pessoas por dia”, explica Kênia.
A diretora explica ainda que os profissionais da Secretaria têm passado por constantes capacitações, e que em breve todo este trabalho começará a surtir o efeito esperado, com a diminuição dos moradores de rua no município.
“Infelizmente, os efeitos da crise econômica estão expostos nas ruas e calçadas. Muitos viram como única opção morar nas ruas, mas, com muito esforço, iremos mostrar a essas pessoas que existem outros caminhos e para isso elas terão apoio total do município”, afirma a diretora.