Um navio de carga colidiu e destruiu um terminal de passageiros da balsa entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, na tarde deste domingo (20). Segundo o Departamento Hidroviário, a travessia ficou paralisada por cerca de 1h20 devido ao acidente. Ninguém se feriu, explica.
Segundo apurado, o acidente aconteceu por volta de 14h, no terminal de travessia de balsas de bicicletas. Um navio de carga, supostamente desgovernado, atingiu o píer de atracação e destruiu a estrutura.
O Departamento Hidroviário informou que um navio bateu e danificou a plataforma de embarque de ciclistas, no lado Guarujá. As equipes do DH trabalharam para a retomada do serviço, com segurança aos usuários, desde às 13h50. O serviço retomou pouco depois das 15h.
As causas serão apuradas pela Capitania dos Portos, que foi acionada e está indo ao local, com apoio da Marinha, para apurar os fatos. Ainda não há informações sobre o que poderia ter causado o acidente.
Imagens mostram o momento em que o barco colide com o píer e arrasta parte do equipamento, enquanto outra parte fica submersa no mar. As pessoas que estavam próximas ao local correm assustadas.
O navio, Cap San Antonio, de bandeira dinamarquesa, estava carregado com contêineres cheios no momento do acidente. A embarcação estava atracada no Porto de Santos e tinha como destino o porto de Paranaguá (PR).
O Capitão de Mar e Guerra Marcelo de Oliveira Sá, Capitão dos Portos do Estado de São Paulo, informou que já tomou conhecimento do ocorrido. "Mandei uma equipe de inspeção naval e os peritos. Pelo que me chegou de informação, a princípio não houve vítimas e poluição ambiental. Eu determinei também que o navio ficasse lá no fundeadouro, para que a classificadora emitisse um laudo, para avaliar se o navio possui condições de prosseguir viagem", explica.
Em nota, a empresa confirmou que o navio esteve envolvido em um incidente neste domingo, ao sair do complexo portuário em rota para o porto de Paranaguá. "Até o momento não há o registro de vítimas envolvidas no incidente, dentro ou fora do navio, ou que a região tenha sido poluída de alguma forma. A companhia está avaliando a situação e colabora com as autoridades”, destacou.
Autoridade Portuária
Por meio de nota, a Santos Port Authority (SPA) informa que o navio de contêineres Cap San Antonio, após deixar um terminal na margem esquerda por volta de 13h, ao navegar nas proximidades das travessias de balsas, atingiu um flutuador utilizado para embarque e desembarque de ciclistas das balsas que fazem a travessia Santos-Guarujá. Não houve vítimas.
Devido ao acidente, por determinação da Capitania dos Portos - responsável em conduzir a investigação sobre o acidente -, a embarcação deverá permanecer na área de fundeio para a avaliação das suas condições de segurança.
Segundo a SPA, o acidente não impactou as operações do Porto de Santos nem a navegação. Por volta de 15h, em função das condições meteorológicas (rajadas de vento de cerca de 60 km/h), sem qualquer relação com o acidente em tela, a Autoridade Marítima determinou a suspensão do tráfego de navios no Porto.
Marinha
O Comando do 8º Distrito Naval, por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo, informa que tomou conhecimento da ocorrência e que peritos da Capitania estão no local realizando as apurações iniciais sobre a ocorrência.
O navio, no momento, encontra-se fundeado na baía do Porto de Santos aguardando laudo da Sociedade Classificadora a fim de constatar se está em plenas condições de navegabilidade. Um inquérito administrativo será instaurado para apurar as causas e possíveis responsabilidades. A Marinha do Brasil afirma que incentiva a participação da população e disponibiliza o telefone 185 para denúncias e emergências náuticas.