Postos de combustíveis no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba são fiscalizados por possíveis irregularidades, nesta quinta-feira (8), durante a Operação “Petróleo Real”. A ação é coordenada pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública, com a participação da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Uberlândia (Procon) e outros órgãos, e ocorre em todo país.
Nas regiões, as cidades de Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba e Patos de Minas realizam a ação. O coordenador da operação em Minas Gerais é o superintendente do Procon em Uberlândia, Egmar Ferraz. De acordo com ele, a intenção é garantir ao consumidor aquilo que ele está comprando.
“Quando o consumidor para no posto para abastecer, ele quer receber um combustível de boa qualidade. Então, estamos verificando isso, desde a qualidade, assim como a quantidade. Essa operação é uma operação multinstitucional. Está conosco também o Ipem [ Instituto de Metrologia e Qualidade], que também está checando a qualidade. Vários postos de Uberlândia estão sendo verificados”, explicou.
Além da qualidade e da quantidade, também estão sendo checadas as questões em relação à defesa do consumidor. “Como, por exemplo, a exposição dos preços reais, se existe desconto ou não com a compra de cartão de crédito, se está pagando mais ou não. Tudo isso está sendo verificado”, completou o superintendente.
Ainda conforme Egmar Ferraz, não há pontos definidos na fiscalização, sendo os locais checados de forma aleatória.
“Nós estamos definindo aleatoriamente os postos, observando vários tipos de bandeira, postos grandes, postos pequenos. Para atingir o maior número possível e uma diversidade, para termos uma amostragem que traz a realidade de Uberlândia”.
Em relação aos encaminhamentos, após constatar a irregularidade, é feito o auto de infração, sendo o responsável autuado. Ele poderá se defender, mas será gerada uma multa para o estabelecimento.
Até a última atualização da matéria não haviam sidos divulgados números finais em relação à operação nas cidades das regiões.