A Polícia Militar de Minas Gerais deu início, nesta sexta-feira (5), a Operação Conjunta Triângulo Mineiro Seguro, em face das comemorações dos 245 anos de existência da PMMG. A ação é realizada pela 9ª RPM e a 5ª RPM, abrangendo um total de 48 cidades, entre elas: Uberlândia, Uberaba, Araguari, Ituiutaba, Tupaciguara, Prata, Araxá, Frutal, Iturama, Conceição Das Alagoas e outras.
Com duração de 24 horas, os trabalhos são preventivos e repressivo-qualificados, com o objetivo de combater o porte ilegal de arma de fogo, o tráfico de substâncias entorpecentes, intensificação de abordagens a suspeitos, desencadeamento de operações blitzen, com vistas à manutenção e preservação da ordem e tranquilidade pública em todas as cidades de abrangência do Comando das RPMs.
Na 9ª RPM a operação será desencadeada pelas Unidades que compõem a Região (17º BPM, 32º BPM, 53º BPM, 54º BPM e 9ª Cia PM Ind PE) e também através das frações apoiadoras (2ª BRAvE, 9ª Cia PM Rv e 9ª Cia PM MAmb) e das Unidades que compõem a 5ª RPM (4º BPM, 37º BPM, 67º BPM, 3ª Coa PM Ind e 4ª Cia PM Ind).
A Operação Conjunta Triângulo Mineiro Seguro será desencadeada com objetivos específicos conforme a realidade e peculiaridades de cada Região. O trabalho será reforçado por meio do emprego de todos os policiais militares das seções administrativas.
No decorrer da operação conjunta serão realizadas abordagens a pessoas e veículos automotores, com o intuito de identificar e prender autores de delitos em flagrante ou em virtude de mandado judicial, apreender drogas, armas e veículos automotores em situação irregular, recuperar veículos e objetos furtados/roubados, dentre outras ações.