A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reeditou a portaria que autorizou abertura de academias na capital desde essa segunda-feira (31) e, nesta quinta-feira (3), vetou atividades coletivas nos estabelecimentos.
Com isso, esportes como o Boxe, Crossfit e exercícios que ocorram em "duplas, trios, ou grupos acompanhados por profissionais autônomos de educação física" estão proibidos. Conforme informado pela assessoriad e imprensa da pasta, isso significa que quaisquer atividades coletivas dentro das academias estão suspensas por ora.
"Essas atividades, por serem coletivas, pressupõem, inevitavelmente, a proximidade dos praticantes, facilitando em muito a transmissão da COVID-19. Por isso, na atual Portaria, foram retirados estes itens", explica a secretaria em nota divulgada à imprensa.
Reabertura continua nesta sexta-feira
O processo de reabertura comercial de Belo Horizonte anunciado na semana passada dá mais um passo nesta sexta-feira (4), quando bares e restaurantes podem abrir as portas durante a noite com venda de bebida alcoólica.
O horário estipulado pelo Executivo é de 17h às 22h, nas sextas-feiras, sábados e domingos. Durante a semana, os empreendimentos podem funcionar durante o horário de almoço, determinado entre 11h e 15h pela PBH, sem venda de bebidas alcoólicas.
É a primeira vez que os locais podem abrir desde março, quando foram fechados devido às medidas de isolamento social tomadas para combater a pandemia de coronavírus.