A PUC Minas realizou, nesta sexta (15), a colação de grau de 70 formandos do curso de medicina no campus Betim, na região metropolitana, virtualmente. A solenidade aconteceu por meio de videoconferência e pôde ser assistida por familiares e amigos dos estudantes pela internet.
Conforme a universidade, a cerimônia foi realizada em conformidade com a Portaria 383/2020 do Ministério da Educação (MEC) que, em função da pandemia da Covid-19, autorizou a antecipação da formatura de profissionais de saúde para que estes possam exercer a profissão e colaborar com a promoção da saúde no país.
Os novos profissionais deverão comparecer, até as 15h desta sexta-feira, ao Hall Central do Campus Betim para assinatura da Ata de Colação de Grau e recebimento do certificado de conclusão de curso, como informa a universidade:
“O diploma será entregue, como habitualmente, 120 dias após a formatura. Priorizando a segurança de funcionários e alunos, algumas medidas foram tomadas: no momento presencial, os discentes não poderão levar acompanhantes, e todos deverão utilizar máscaras e respeitar o distanciamento físico que será delimitado no chão. Além disso, as canetas para assinatura serão higienizadas a cada assinatura, mas a universidade pede que, se possível, cada aluno porte sua própria caneta azul”.
A solenidade, que foi a primeira formatura virtual da universidade, foi presidida pelo professor Martinho Campolina Rebello Horta, diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), que representou o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.
Após os discursos, a cerimônia prosseguiu com o juramento feito por todos os formandos, a leitura do termo de colação de grau e a leitura dos nomes de todos os formandos, realizada pelo representante do reitor, que encerrou a formatura virtual.
Além dos estudantes de Medicina do Campus Betim, houve a colação de grau de quatro estudantes do Curso de Fisioterapia e de uma estudante do Curso de Enfermagem — as quais foi realizadas presencialmente nos campi Coração Eucarístico, na capital, e em Poços de Caldas, no Sul de Minas.