Uberlândia foi palco do lançamento da Rede de Inovação Agropecuária do Cerrado Mineiro, durante o evento Inova Cerrado, realizado na última quinta-feira, 18. A iniciativa é desenvolvida com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, juntamente com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. Também apoiam a iniciativa o Sebrae a Embrapa.
A Rede de Inovação pretende criar na região do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro um ecossistema que liga ensino e pesquisa (institutos, universidades), produtores rurais, empresas do ramo, profissionais e entidades de classe. A ideia é levantar os desafios legais, técnicos, processuais, de gestão para buscar soluções em conjunto.
Na ocasião, Ana Maria Soares Valentini, Secretária de Estado de Agricultura de MG, recebeu do vereador uberlandense, Ronaldo Tannús (PL) o título de Cidadã Honorária. Ela destacou que a união de forças tem potencial para fazer as novas tecnologias chegarem com mais agilidade ao campo. “Essa Rede é uma governança. Vamos reunir todos os atores do agro, com esse papel de conexão. São pesquisas mais rápidas, são produtos novos, novas tecnologias. Todos juntos, crescendo juntos,” destaca.
O deputado federal Zé Vitor (PL), que ajudou a articular a Rede, vê com entusiasmo a iniciativa. “Um novo tempo para agricultura e agropecuária no nosso Cerrado. Esse é, acima de tudo, um movimento para quem vive aqui, trabalhando nos desafios da nossa região. Daqui em diante, vamos buscar soluções e criar oportunidades que vão levar o nosso agro cada vez mais longe,” concluiu.
E o evento terminou da melhor maneira possível: a atração final ficou por conta da palestra “Pense Simples”, de Gustavo Caetano, fundador da Sambatech e da Associação Brasileira de Startups. Conhecido internacionalmente, o araguarino é um dos empreendedores mais importantes e influentes da atualidade