O vereador Ronaldo Tannus (PL), apresentou um projeto que busca facilitar o acesso a medicamentos feitos a base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabidiol (THC). Esse é um tema controverso, uma vez que as substâncias são extraídas da planta Canabbis sativa, a popular maconha.
O fornecimento dos medicamentos para pacientes que possuam prescrição médica válida, com o (Código Internacional da Doença) CID da doença, síndrome ou transtorno. O projeto também regulamenta a distribuição e fornecimento, que seria através de associações devidamente cadastradas e também pelo poder público, com a criação de corsórcios municipais junto à instituições devidamente registrdas.
Em sua justificativa, o vereador destaca que o uso desses medicamentos tem tido resultados extremamente positivos no tratamento de crianças com epilepsia, esclerose múltipla. "Inclusive em alguns países estão testando esses medicamentos para o tratamento de Parkinson e Alzheimer e estão tendo resultados promissores," ressalta.
Atuante na defesa da causa autista, o vereador explica que conheceu algumas famílias de crianças que têm severos ataques de convulsões e viu de perto o quanto o uso do CBD e do THC podem fazer a diferença. "Uma dessas famílias é a da Zeiza, nossa assessora. O Flávio, filho dela, apresentou uma melhora significativa nas ações cognitivas e em relação as crises epilépticas, melhorando muito a qualidade de vida dele. É isso que queremos, garantir que outras famílias, outras pessoas, tenham uma vida melhor," concluiu o vereador.