Pelo menos cinco túmulos do Cemitério Bom Jesus, em Araguari, foram violados na semana passada. A Polícia Civil está investigando o caso, que configura crime de vilipêndio a cadáver. Em paralelo, a Prefeitura analisa a adoção de novas medidas de segurança.
O cemitério fica no Bairro Miranda e é o maior e mais antigo da cidade. Entre os túmulos violados está o do ex-deputado federal Raul Décio de Belém Miguel.
De acordo o delegado Rodrigo Fiorindo, os criminosos reviraram os restos mortais e depois recolocaram as tampas de forma improvisada. Até o momento, três pessoas que não tiveram a identidade informada foram ouvidas pela polícia, que não descarta a participação de servidores públicos.
“Neste momento estamos tratando de uma investigação de vilipêndio a cadáver, furto e até peculato, caso haja a participação de algum funcionário público”, afirmou o delegado.
Segundo o procurador do Município, Leonardo Furtado, a investigação foi iniciada rapidamente. Ele acredita que um esquema estivesse sendo instalado para retirar possíveis objetos de valor das pessoas sepultadas.
Ainda conforme Furtado, o cemitério passa por verificação para saber se outros túmulos foram violados e a Prefeitura analisa a adoção de novas medidas de segurança para evitar outras violações.
“Estamos estudando alguns mecanismos. Instalamos serpentinas e isso não resolveu. Vamos reforçar esse equipamento e também partiremos para câmeras de monitoramento. Estudamos também aumentar a altura do muro para criar barreiras físicas que pelo menos dificultem a entrada”, disse o procurador.