O deputado Zé Vitor (PL-MG) retornou nesta quarta-feira, 19, ao cargo de presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, eleito com 35 votos a favor. Já a escolha dos três vice-presidentes ficou para outra data.
A Comissão de Saúde debate e vota temas relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS), campanhas de saúde, vigilância epidemiológica, instituições privadas de saúde, atividades médicas e paramédicas, e patentes de fármacos, entre outros.
Zé Vitor destacou a importância da pluralidade e do trabalho em conjunto entre os parlamentares. “Temos uma responsabilidade muito maior que as diferenças das cores partidárias que nos trouxeram até aqui. Que seja um 2025 positivo e produtivo, com a experiência que cada um tem aqui, com aquilo que traz na bagagem,” destacou.
Zé Vitor também foi eleito presidente da Comissão em 2023. Neste período, os deputados trataram de temas importantes, como campanhas e políticas públicas para conscientização e prevenção de doenças, regulamentação de profissões, projetos para dar direito ao tratamento de câncer e aquisição imediata de medicamentos, procedimentos em casos de emergências de saúde pública, além da garantia de recursos.
Dentre o trabalho realizado, destaque para a criação das subcomissões permanentes, uma para tratar de melhorias na legislação ligada ao SUS (SUBSUS) e outra sobre atividades ligadas aos planos de saúde privados (SUBPLANOS).
Fonte A redação