Uma pesquisa para medir o nível de imunização da população brasileira ao Coronavírus está sendo realizada pelo Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O estudo, que tem o apoio do Ministério da Saúde, passará por 133 municípios brasileiros, incluindo cidades do Triângulo Mineiro, como Patos de Minas.
“Em Patos de Minas, serão 750 testes divididos em três etapas. No dia 14 agora [quinta-feira], nós teremos 18 pesquisadores aqui no município que farão 250 testes. A próxima etapa será no dia 24/05, que é o aniversário da cidade de Patos de Minas, mesmo sendo no domingo. E a última etapa no dia 04/06. Essa pesquisa vai nos trazer o comportamento e a circulação do vírus em nossa cidade. E também um outro dado muito importante que é com relação aos anticorpos, se a população está soro convertendo, se ela está criando imunidade contra o vírus” disse Geize Marques, Diretora de Vigilância em Saúde.
Em cada município, os pesquisadores vão sortear 25 setores, onde serão escolhidos, aleatoriamente, as residências e os moradores que serão testados. Ao todo, cerca de 33 mil pessoas serão submetidas ao teste rápido que detecta a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgC (de infecção mais antiga). Além disso, será aplicado um questionário sociodemográfico e todos os participantes receberão orientações sobre assistência médica e isolamento social.
De acordo com a UFPel, o resultado do estudo possibilitará a criação de políticas públicas mais eficientes e baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do Coronavírus no território brasileiro. O projeto piloto teve início no dia 6 de abril, no Rio Grande do Sul, com ajuda do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).