Faltam poucas horas para o jogo mais importante do Cruzeiro na temporada. A Raposa enfrenta o Lanús nesta quarta-feira (30/10), pela semifinal da Copa Sul-Americana. O duelo de volta da série será disputado a partir das 19h, no estádio Ciudad de Lanús (La Fortaleza), na Grande Buenos Aires, na Argentina.
Na partida de ida, empate por 1 a 1 no Mineirão, em Belo Horizonte. Como não criou vantagem em casa, o Cruzeiro terá que vencer fora para poder garantir a classificação. Em caso de nova igualdade, a vaga será decidida nos pênaltis. Apesar de estar disputando uma semifinal continental, o clima no clube celeste não é nada positivo. Desde que Fernando Diniz foi contratado, no fim de setembro, o Cruzeiro não venceu. A equipe empatou quatro e perdeu dois dos seis jogos sob o comando do técnico.
Último jogo do Cruzeiro ficou marcado por controvérsia
O último compromisso da Raposa antes da viagem para Argentina ficou marcado por grande controvérsia: Rafa Silva foi expulso com aos três segundos de jogo, após agredir o zagueiro Kaique Rocha, do Athletico Paranaense, na saída de bola.
Por causa do comportamento fora do usual, o atacante se tornou alvo de investigação da CPI de Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas. Com um a menos durante mais de 90 minutos, o time estrelado perdeu por 3 a 0 Furacão, na Ligga Arena, em Curitiba, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após o tropeço, o CEO do Cruzeiro foi a público e deu forte declaração. Alexandre Mattos afirmou que Rafa Silva será punido com multa no salário e que outras decisões serão tomadas. Ele ainda cravou a classificação para a final da Sul-Americana.
“Quarta-feira nós vamos lutar e vamos passar, mas vou continuar com minha opinião de que não estou satisfeito com nada do que está acontecendo. Essa insatisfação nunca vai parar de existir. Nós podemos ser campeões da Sul-Americana e eu vou continuar insatisfeito”
Alexandre Mattos, CEO do Cruzeiro
Duelo de ida com Lanús também ficou marcado por polêmica
No primeiro confronto com o Lanús, também houve polêmica. A partida ficou vários minutos paralisada por causa de uso de sinalizadores nas arquibancadas do Mineirão, algo que é proibido pela Conmebol e gerará multas ao Cruzeiro.
A fumaça gerada pelos artigos pirotécnicos encobriu o gramado do estádio. O centroavante Kaio Jorge afirmou que essa névoa atrapalhou a equipe no segundo tempo. Torcedores jogaram copos de água e cerveja em direção ao campo. Um desses objetos acertou o lateral-esquerdo Marlon, que reclamou publicamente depois do apito final. Já o lateral-direito William demonstrou descontentamento com as vaias dos cruzeirenses aos jogadores e Diniz.
“Eu reclamei porque jogaram um copo de cerveja no campo e a gente pode tomar sanções por conta disso e também jogaram um copo de cerveja na minha cara. Quando você vai trabalhar não quer ser agredido”, disse Marlon após o empate.
“Acho que é uma reação normal. Eu jamais vou xingar um torcedor por me vaiar, porque eu sei que tive momentos bons aqui e o torcedor reage conforme aquilo que eu faço dentro de campo. Se você estivesse no meu lugar e tomasse uma copada na cara também não ficaria feliz”, complementou.
Cruzeiro vive jejum de vitórias
O Cruzeiro não vence desde 19 de setembro. São quatro empates e três derrotas deste então. Esse desempenho ruim fez o time cair para a oitava posição do Brasileirão e ‘estacionar’ na faixa dos 40 pontos – atualmente são 44.
A fase ruim na Série A começou antes de Diniz chegar. O Cruzeiro contratou o técnico porque o antecessor, Fernando Seabra, vinha de sequência ruim na competição. Mesmo com classificação encaminhada na Sul-Americana, a diretoria celeste não exitou em trocar de treinador. A penúltima partida de Seabra foi a vitória fora de casa por 2 a 0 sobre o Libertad, do Paraguai, na volta das quartas de final. De lá, o técnico seguiu para Mato Grosso, onde encerrou a passagem pela Raposa com empate por 0 a 0 diante do Cuiabá, pela 27ª rodada do Brasileirão. Após o tropeço, ele foi demitido.
Chance de não ir à Libertadores
Caso não vença a Sul-Americana, o Cruzeiro sério risco de ficar de fora da próxima Libertadores, a principal meta dos gestores do clube na reta final desta temporada. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o time tem apenas 3,1% de chance de pegar uma das vagas dadas aos seis primeiros colocados da Série A. Essa probabilidade pode aumentar caso o G6 vire G7 ou G8.
Resultados do Cruzeiro sob o comando de Diniz
Cruzeiro 1 x 1 Libertad, no Mineirão – volta das quartas da Sul-Americana
Cruzeiro 1 x 1 Vasco, no Mineirão – 28ª rodada do Brasileirão
Cruzeiro 0 x 1 Fluminense, no Maracanã – 29ª rodada do Brasileirão
Cruzeiro 1 x 1 Bahia, no Mineirão – 30ª rodada do Brasileirão
Cruzeiro 1 X 1 Lanús, no Mineirão – ida da semifinal da Sul-Americana
Athletico Paranaense 3 x 0 Cruzeiro, na Ligga Arena – 31ª rodada do Brasileirão
Fonte:https://noataque.com.br