Técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG) estão trabalhando, nesta semana, na aferição das duas bancadas do laboratório de hidrometria do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O trabalho dos especialistas se estende até sexta-feira (10) e serve para que seja realizada a renovação anual da certificação dos equipamentos.
A certificação do Ipem (órgão ligado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro) atesta a eficiência das bancadas que fazem a aferição dos hidrômetros instalados nos imóveis de Uberlândia. O hidrômetro serve para medir o consumo de água de empresas e residências.
O laboratório uberlandense é referência para várias cidades do país. “Nós seguimos a portaria do Inmetro, instituição que determina os parâmetros de funcionamento dos equipamentos. A certificação é a certeza que estamos rigorosamente dentro dos padrões, garantindo eficiência e segurança para os consumidores”, explica Leonardo Vieira da Silva, gerente de fiscalização do Dmae. Ao final dos trabalhos, o Ipem/MG emite o certificado atestando que a bancada está em conformidade com a lei.
Bancada
Todos os hidrômetros instalados em Uberlândia passam por aferição na bancada do laboratório de hidrometria do Dmae. “Mesmo os equipamentos sendo aferidos na fábrica, eles passam pela bancada para garantir que não houve nenhuma alteração que possa prejudicar o consumidor”, afirma Leonardo Vieira. O consumidor, ao solicitar uma ligação nova de água, precisa adquirir o hidrômetro e trazer no Dmae para ser aferido antes de ser instalado.