Informações centralizadas, dados atualizados, custo zero de implantação e manutenção, ausência de retrabalho, autonomia e agilidade na submissão e acompanhamento de editais e submissão de projetos de iniciação cientifica. Essa é parte da lista de vantagens que o novo módulo digital de gestão integrada proporcionou ao processo de gerenciamento da Iniciação Científica (IC) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Concebido pela parceria entre a Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPP/UFU), o Centro de Tecnologia da Informação (CTI/UFU) e a Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp e construído dentro do Sistema de Gestão da universidade . O novo módulo permite que professores e alunos enviem previamente propostas e projetos de pesquisa, façam alterações, atualizações e mesmo substituições, até a data final de inscrição de projetos. Também possível acompanhar o processo e o repasse de recursos, se necessário, até o resultado final, por meio de seu login e senha, no portal do docente e do aluno, respectivamente.
“É com muita satisfação que tornamos público este avanço tecnológico no âmbito da Iniciação Científica, Tecnológica e do Ensino Médio para a UFU, mais intuitivo e menos burocrático do que o anterior”, afirma o diretor de pesquisa, Kleber Del Claro. O diretor explica ainda que o sistema já está em funcionamento e todos os novos editais serão laçados e acompanhados nesta plataforma. “A partir de agora, todos os processos referentes à Iniciação Científica, Tecnológica e do Ensino Médio serão realizados neste sistema. Basta basta que o professor e o aluno acessem o portal, com login e senha, submetam e acompanhem os projetos, sem burocracia”, complementa Del Claro.