O Campeonato Sul-Americano de Clubes de vôlei será sediado em Minas Gerais em 2025. A reportagem de O TEMPO Sports apurou que a disputa do masculino ocorrerá em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, mais precisamente no ginásio do Sabiazinho, enquanto os jogos do feminino serão realizados na Arena UNI-BH, localizada no bairro Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
O torneio tem o Sada Cruzeiro como o maior campeão do continente no masculino, com nove títulos, sendo sete deles consecutivos. Nas duas últimas edições, o Brasil dominou a disputa e foi ao pódio, com o Itambé Minas como vice-campeão e o Vôlei Renata/Campinas (2022) e o Praia Clube, que anteriormente mantinha parceria com o Araguari, em terceiro (2023). Já no feminino, o Gerdau Minas lidera com sete títulos, seguido pelo Fluminense, com seis.
Na edição de 2025 do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Vôlei a disputa do feminino acontece em Belo Horizonte, de 7 a 11 de março, e o masculino em Uberlândia, de 12 a 16 de março.
Está será a primeira que a cidade do triângulo mineiro será palco de uma edição do torneio masculino, enquanto o feminino já passou pela cidade em quatro oportunidades. Vale lembrar que em 2024, a cidade do Triângulo Mineiro recebe em dezembro o Mundial de Clubes Masculino. Além disso, desde 2013, Minas Gerais já recebeu o Sul-Americano nove vezes no masculino e seis no feminino.
Campeonato Sul-Americano de Clubes de Vôlei
O Campeonato Sul-Americano de Clubes de Voleibol é a competição mais importante de voleibol ao nível de clubes na América do Sul. O torneio é organizado pela Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV) e, em 2025, terá parceria da Federação Mineira de Voleibol (FMV), por meio de um projeto aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
No masculino, o torneio terá como representantes do Brasil o Praia Clube, anfitrião do evento; o Sada Cruzeiro, campeão da Copa Brasil e atual campeão sul-americano; e o Sesi Bauru, campeão da Superliga Masculina. Além desses, haverá representantes das ligas da Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Uruguai e Venezuela, que ainda não foram confirmados.
No feminino, o Gerdau Minas, atual campeão do torneio e da Superliga Feminina, representará o Brasil ao lado do Dentil Praia Clube, vice-campeão do torneio e campeão da Copa Brasil. Assim como no masculino, os nomes dos outros representantes ainda não foram confirmados pela Confederação Sul-Americana.
No Sul-Americano de Clubes de Voleibol, os times são divididos em três grupos e jogam entre si em turno único. Os primeiros colocados de cada chave, além do melhor segundo colocado no geral, avançam para as semifinais. Ao final, o campeão garante vaga no Mundial de Clubes de 2025.
Fonte:https://g1.globo.com