A equipe Uberlândia/Futel conquistou o título do Torneio Estadual Mineiro de Ginástica Artística nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulta. No geral masculino, a equipe conquistou 69 pontos e 23 medalhas, já no feminino foram 154 pontos e 53 medalhas. O Minas Tênis é o vice-campeão com 44 pontos no masculino e 53 no feminino, já o terceiro lugar ficou com a UFMG com 15 pontos no masculino e 39 no feminino.
No Mineiro, que foi disputado neste sábado (21) no G4 do Campus Educação Física da UFU, mais de 60 ginastas de 7 a 17 anos competiram no solo, salto, paralelas e trave para as meninas, além do cavalo e argola para os meninos. “Foi uma manhã movimentada, com as crianças fazendo boas apresentações. Muitos atletas estão na iniciação e outros já estão em um estágio mais avançado. O importante é que conseguiram apresentar aquilo que treinam diariamente e se prepararam ainda mais, já que na semana que vem tem o Brasileiro, no Rio de Janeiro”, disse Silvio Soares dos Santos, diretor-geral da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).
A vice-presidente da Federação Mineira de Ginática(FMG), Jane Abreu destaca o nível do torneio e a organização do evento. “Tivemos total apoio da Prefeitura de Uberlândia, através da Futel, e tudo aconteceu de forma impecável. Quanto ao nível das apresentações, pudemos constatar que a cada dia os ginastas mineiros estão evoluindo e com certeza, vão se destacar no Torneio Brasileiro”, explicou.
Clima de alegria
Para os atletas da Futel, o torneio foi de alto nível e os resultados ficaram dentro das expectativas. “Treinamos muito diariamente, sempre buscando o aperfeiçoamento. Sei que ainda vamos evoluir, e assim, conseguir resultados ainda melhores no Brasileiro”, disse Aline Almeida, de 13 anos. “Estou feliz com o meu desempenho e com as medalhas que conquistei. Estão todos de parabéns”, declarou o colega Guilherme Freitas.
Brasileiro no Rio
Após o Mineiro, a equipe da Futel já está pensando no Torneio Brasileiro, que acontecerá entre os dias 25 e 29 deste mês, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. A equipe viaja na terça-feira (24) à noite, com a expectativa de conquistar muitas medalhas. “A participação em campeonatos importantes como o Mineiro e o Brasileiro, acrescenta muito no rendimento e evolução dos nossos atletas”, concluiu Silvio Soares dos Santos.