"A paz, a esperança e o vigor unido forte pelo esporte". Assim o Fluminense vem escrevendo a sua história. Fundado no dia 21 de julho de 1902, Tricolor das Laranjeiras completa 115 anos nesta sexta-feira (21).
Um dos mais tradicionais do Brasil, o clube carioca surgiu do desejo de Oscar Cox em disseminar a paixão pelo futebol na cidade maravilhosa. Na histórica reunião de fundação, Cox foi aclamado como primeiro presidente e todos os demais presentes foram considerados fundadores do Fluminense Football Club. As cores iniciais do time, cinza e branco, foram substituídas, dois anos depois, pela dificuldade de se encontrar tecidos na cor cinza. Assim surgiram "as três cores que traduzem tradição": verde, branco e grená.
Após a criação, o clube rapidamente se consolidou na elite esportiva com a conquista do tetracampeonato estadual (1906, 1907, 1908 e 1909). De lá pra cá, foram mais 27 títulos do Campeonato Carioca. O primeiro Campeonato do Brasileiro veio em 1970, com uma equipe que ficou na história pelo grande futebol apresentado. Em 1984, o Flu sagrou-se campeão mais uma vez. Na era dos pontos corridos, mais duas conquistas, em 2010 e 2012. O clube venceu também a Copa do Brasil em 2007. Além dos títulos dentro do campo, o Fluminense é o único time da América Latina que detém a Taça Olímpica em sua sala de troféus.
O Estádio das Laranjeiras é histórico e recebeu o primeiro jogo da Seleção Brasileira. Em 1914, a casa tricolor sediou o amistoso com o Exeter City, da Inglaterra, e o Brasil venceu por 2 a 0, com gols de Oswaldo Gomes e Osman. O estádio foi palco para grandes nomes do futebol brasileiro entre eles Altair, Castilho, Telê Santana, Assis, Washington, Branco, Carlos Alberto Torres, Félix, Gérson, Paulo Cezar Caju e Rivellino.
Atualmente, o Tricolor ocupa a 10ª posição do Ranking Nacional de Clubes com 11668 pontos. A CBF parabeniza a todos os funcionários, jogadores e torcedores do Fluminense por toda a contribuição prestada ao futebol e deseja muitas glórias no futuro. Parabéns!