O Presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (19), duas medidas provisórias que facilitam o acesso ao crédito, destinado a micro, pequenas e médias empresas, durante a pandemia do coronavirus.
Uma das matérias foi a Medida Provisória 944/ 2020, que cria o Programa Emergencial de Suporte a Empregos (Pese). A proposta garante crédito para bancar até 4 meses da folha de salários, além de garantir também a inclusão dos produtores rurais e organizações religiosas na lista dos beneficiados pela linha de crédito.
Ficou estabelecido ainda que o valor a ser injetado no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pelo governo será de R$ 17 bilhões, e não os R$ 34 bilhões previstos no texto inicial da MP. Esse recurso vai custear a linha de crédito.
Zé Vitor (PL/MG), que foi o relator da MP na Câmara dos Deputados participou do ato de assinatura em cerimônia realizada no Pálacio do Planalto. O Deputado mineiro, destacou o reforço importante através das linhas de crédito que a partir de agora serão de fato destinadas ás micro, pequenas e medias empresas para conseguirem sobreviver e preservar os empregos em meio à crise econômica gerada pelo novo coronavirus.
“Uma grande vitória para todos nós. Nosso maior objetivo sempre foi o de manter os empregos e a renda dos trabalhadores. Dever de casa cumprido com muito êxito. Estamos passando por uma crise na saúde, mas é necessário enfrentarmos também o desafio de mantermos a economia ativa. Fôlego aos empresários e ânimo aos trabalhadores neste momento de tamanha dificuldade,” disse o parlamentar.